Patrulha Maria da Penha participa de atividades na Revap
Atualizado em 08/11/2024 - 16:20
Patrulha Maria da Penha na SIPAT da REVAP
Além do trabalho ativo, a Patrulha Maria da Penha também tem ações educativas e de prevenção - Foto: Divulgação

Paula Paz
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), da Revap, contou com a participação da equipe especializada da GCM - Patrulha Maria da Penha, nesta quinta-feira (8), nas imediações da Refinaria Henrique Lage, na região leste da cidade.   

Com o tema “Confiança é Fundamental”, a programação teve palestras, treinamentos, aula de defesa pessoal feminina, entretenimento, atividades de bem-estar e esportivas e ainda uma apresentação da Patrulha Maria da Penha sobre relação saudável no trabalho, tipos de violência contra a mulher, como pedir ajuda, entre outros assuntos. 

Na plateia, homens e mulheres da instituição interagiram e tiraram dúvidas pertinentes ao tema.  

Patrulha Maria da Penha

Desde o início do programa em 2019, mais de 700 mulheres em situação de violência doméstica foram atendidas. O programa incorporou dispositivos de emergência, como rastreadores, que, ao serem acionados em casos de quebra da medida protetiva, enviam a informação para a central do CSI. Nessas situações, um agente é imediatamente deslocado para o atendimento.

Além disso, a GCM disponibiliza um número de WhatsApp e o aplicativo "153 Cidadão" para apoio. Foi desenvolvida uma cartilha explicativa em parceria com a Delegacia da Mulher, a Vara da Violência Doméstica e Familiar, e a Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, que é distribuída na rede de atendimento público municipal.


Denúncias 

As denúncias também podem ser feitas por terceiros aos órgãos competentes:

  • Central de Atendimento à Mulher - Disque 180: Funciona 24 horas por dia e atende em todo o Brasil. É gratuito e pode ser acionado para denúncias, orientações e encaminhamentos.
  • Delegacia de Defesa da Mulher (DDM): Presente em São José dos Campos,  atende mulheres vítimas de violência e têm profissionais capacitados para lidar com esses casos.
  • Guarda Civil Municipal - 153: Em situações de emergência ou flagrante, a GCM pode ser acionada pelo 153.
  • Polícia Militar - Disque 190: Em situações de emergência ou flagrante, a polícia pode ser acionada pelo 190.
  • Ministério Público e Defensoria Pública: Oferecem apoio jurídico para as vítimas, principalmente em casos que necessitem de medidas protetivas ou acompanhamento judicial.





MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×