Ações da Semana do Meio Ambiente 2024 iniciam no sábado
Atualizado em 29/05/2024 - 15:29
1ª Arbotrilha no Parque da Cidade. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 01-12-2023
Na programação há passeios e arbotrilha, rodas de conversa, plantios de muda, novo PEV para a região leste; público pode participar até o dia 8 - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

*Colaborou o estagiário Tiago de Paula

A Semana do Meio Ambiente 2024 começou! O evento, organizado pela Prefeitura de São José dos Campos, conta com rodas de conversas, oficinas, debates, visitas guiadas e ações práticas voltadas à conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

A programação começa neste sábado (1) e vai até o dia 8 de junho, com uma agenda repleta de atividades que serão desenvolvidas em parques, áreas verdes e outros pontos de São José e do distrito de São Francisco Xavier.

A abertura oficial será neste sábado, no Parque Vicentina Aranha, com atividades informativas e culturais, Ecobrinquedoteca e atendimento para orientações da equipe da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, a partir das 10h (próximo ao bambuzal do Parque).

Dentre as atividades, o público também poderá participar de passeio pelas árvores do município, plantio de mudas, roda de conversa sobre hortas comunitárias e PANC, oficina de compostagem, arbotrilha, entre outras.

Um novo PEV (Ponto de Entrega Voluntária) será entregue à comunidade da região leste, no bairro Pararangaba, no próximo dia 6.

Algumas atividades necessitam de inscrição prévia, confira a programação completa no site da Prefeitura.

Programação começa no sábado com passeio pelas árvores, com saída do Parque da Cidade | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

São José

01/06 - 08h15 às 13h - Tree City Tour - Uma viagem pelas árvores de nossa cidade

Local: Ponto de encontro na Árvore-da-chuva, ao lado do CEFE, Av. Olivo Gomes, 250 - Santana

É necessário fazer inscrição antes pelo 156

02/06 - 9h às 12h - Abertura Oficial e Ecobrinquedoteca

Local: Parque Vicentina Aranha, na Rua Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyana (próximo ao bambuzal)

03/06 - 8h15 às 10h30 - Plantio do Arboriza São José

Local: Rua Paulo Madureira Lebrão, Vila Alexandrina

04/06 – 15h30 - Entrega do PEV Pararangaba

Local: Av. Sansão Péres de Andrade esquina com Av. Benedito Friggi - Jardim Pararangaba

05/06 - 7h45 às 12h - Dia de Imersão no Programa Revitalização de Nascentes

Local: Casa do Café - Parque da Cidade, Av. Olivo Gomes, nº 100 - Santana

06/06 - 8h às 12h - Roda de conversa sobre hortas comunitárias

Local: Rua José Gonçalves de Oliveira, Campos de São José, em frente ao nº 80

06/06 - 17h40 às 21h30 - Encontro intersetorial: "O que podemos fazer para tornar nossa cidade mais sustentável e resiliente?"

Local: Auditório do Ciesp, Av. Tívoli, 563 - Vila Betânia

Link para inscrição: https://bit.ly/44SxKWk

07/06 - 8h30 às 12h - Implantação de placas educativas sobre fauna na região oeste

Local: Av. Possidônio de Freitas, Urbanova