Prefeitura conclui estudo de satisfação turística
Atualizado em 29/06/2024 - 15:19
Concluído estudo de demanda e satisfação turística
Pesquisa vai ajudar a traçar metas e fomentar o setor de turismo em São José e nos distritos - Foto: Adenir Britto/PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos conclui estudo que faz uma radiografia da demanda e da satisfação turística no município e no distrito de São Francisco Xavier.

A pesquisa é um complemento ao Plano de Diretor de Turismo Sustentável, aprovado pela Câmara e instituído por lei municipal em 21 de outubro de 2022.

O relatório vai ajudar a conhecer o perfil dos turistas que visitam a cidade e a opinião sobre os atrativos, pontos e equipamentos turísticos da cidade.

Com o resultado será possível identificar e corrigir eventuais falhas, além de ser uma ferramenta importante para realizar o planejamento da atividade turística em São José.

Entre os principais números revelados pelo estudo está a procedência dos turistas que visitam São José: 78% deles são brasileiros e o restante vêm de outros países. O Estados Unidos, com 4%, representa a principal procedência entre os países.

A pesquisa também revela a maioria dos visitantes (60,7%) são homens e 39,3% são do gênero feminino.

Outro dado importante é a motivação da visista a São José: Negócios (33,8%) Eventos (30,1%) e Estudos, com 12,2%.

A maioria dos turistas está na faixa etária entre 30 a 45 anos (46,9%), seguido pelos que possuem entre 45 e 65 anos: 42,8%.

O famoso Casarão de São Francisco está localizado no Parque dos Pássaros | Foto: PMSJC

São Francisco Xavier

Os atrativos turísticos do distrito de São Francisco Xavier obtiveram alto grau de satisfação por parte dos visitantes, segundo a pesquisa.

O centro gastronômico obteve 94% de nota excelente ou bom e é principal destaque. Também foram aprovados atrativos como restaurantes, feira de produtos da terra e cachoeiras como Pedro David e do Roncador.

Entre os principais pontos turísticos do distrito visitados, está o Mirante Pedra de São Francisco (56%), seguido pelas Trilhas e Cachoeiras da Fazenda Gaia (20%), e na sequência a Trilha da Toca do Muriqui (16,2%). Alguns são propriedades particulares.

Para os visitantes participantes da pesquisa (61,3%) tiveram uma percepção muito positiva e avaliaram o distrito de São Francisco Xavier como ótima, seguidos de (36,9%), que avaliaram como bom.