GCM ganha nova sede moderna e ampla
Atualizado em 29/06/2024 - 09:55
Entrega da Nova Sede da GCM
Nova sede foi totalmente modernizada para melhor atender os profissionais de segurança e a população que busca atendimento - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Paula Paz
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Na tarde desta sexta-feira (28), a Prefeitura de São José entregou a nova sede da Guarda Civil Municipal, agora denominada GCM Ricardo da Silva Camargo, localizada na rua Professor Felício Savastano, 240, na Vila Industrial (região leste).

A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador em exercício Felício Ramuth, além de diversas autoridades das forças de segurança, incluindo representantes da Polícia Militar, do município e demais convidados.

Durante homenagem emocionante, o espaço foi batizado em memória do GCM que perdeu a vida em combate. O descerramento da placa comemorativa teve a presença da filha e da esposa de Camargo.

"Essa homenagem tem um grande significado para nós. Estar aqui e poder participar deste momento demonstra o quanto ele foi querido por todos", afirmou Lucilena Cardoso Soares Antunes, esposa do GCM.

Lucilene e Júlia, esposa e filha do GCM Ricardo da Silva Camargo, receberam homenagem | Foto: Adenir Britto/PMSJC

História da GCM

Fundada em 1988, a GCM atualmente possui um contingente de mais de 300 profissionais, incluindo homens e mulheres, sendo 160 contratados na atual gestão, todos dedicados a rondas preventivas 24 horas por dia em todos os bairros da cidade.

As operações abrangem segurança pública, ordenamento urbano e medidas que visam coibir vandalismo e perturbação do sossego. Além disso, a corporação está prestes a receber mais 40 guardas do último concurso público.

Em seu discurso o comandante Carlos de Queiroz Alvarez disse que sente orgulho de fazer parte de uma corporação que evoluiu tanto ao longo dos anos.

"É emocionante ver o progresso da Guarda Civil Municipal, hoje protegemos não só os equipamentos públicos, mas também guardamos vidas. Contribuímos de forma significativa para a redução dos índices criminais da nossa cidade, garantindo a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos", declarou o comandante.

Infraestrutura Modernizada

Com investimento de R$ 4.972.116,57, a obra da nova sede abrangeu cerca de 2.850 metros quadrados de área construída e foi totalmente modernizada.

O amplo espaço inclui uma academia de formação, refeitório, salas de audiência virtual, corregedoria, sala de gerenciamento de crise com minicentral do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), alojamentos, salas operacionais mais amplas e uma sala exclusiva para as equipes da Patrulha Maria da Penha - para atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica.

Um destaque é o espaço para implantação do estande de tiro virtual, que proporcionará treinamento mais avançado e seguro para os agentes.

O prédio também abriga a Secretaria de Proteção ao Cidadão e o Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais. A Defesa Civil, atualmente localizada em um prédio anexo, passará a ocupar a sede anterior da Fiscalização, triplicando o espaço.

Investimentos

Em 2023, a Prefeitura de São José realizou investimentos significativos na GCM. Entre as melhorias, estão a renovação da frota de viaturas 100% elétricas e motos, aquisição de novos óculos inteligentes e armamentos. Foram criadas novas divisões como a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e a Ronda Escolar, com bicicletas elétricas e duas bases móveis.

Os profissionais da GCM também foram beneficiados com um novo plano de carreira, que fortalece as atribuições no combate à criminalidade, conforme o Sistema Único de Segurança Pública e a Lei Federal 13.022/14. O plano inclui progressão funcional automática anual, promoções verticais e a ampliação do adicional de risco de 35% para 55%.

A inauguração da nova sede da Guarda Civil Municipal de São José é um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024 da administração municipal.