Professoras compartilham experiências em mostra virtual
Atualizado em 28/06/2024 - 14:20
Mostra Virtual da Ed. Infantil
Docentes foram selecionadas para apresentações durante HTC; ações destacam importância da leitura na Educação Infantil - Foto: PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Educação e Cidadania

A rede de ensino municipal promoveu, nesta quinta-feira (27), uma Mostra Virtual para os professores da Educação Infantil.

O objetivo da atividade foi reconhecer e valorizar as atividades desenvolvidas nas escolas a partir dos encontros formativos de leitura, realizados pela EFE (Escola de Formação do Educador) no 1º semestre deste ano.

Com o tema “Narrativas de Experiências de Leitura da Educação Infantil”, o espaço digital visa a promoção de boas ideias, contribuições e a troca de saberes entre os professores para a melhoria contínua da alfabetização, oralidade, leitura e escrita, em creches e pré-escolas. A transmissão aconteceu nos estúdios do Cite (Centro de Inovações e Tecnologias Educacionais), em três períodos: manhã, tarde e noite.

A exposição on-line foi disponibilizada durante o Horário de Trabalho Coletivo (HTC) para que todos os docentes possam acessar as práticas e se inspirem nas vivências dos colegas.

Ao todo, experiências de 11 escolas compõem o mural virtual. Entre elas, estão as narrativas de 4 professoras que se destacaram e foram convidadas a participar do HTC para apresentar seus respectivos projetos, interagindo ao vivo com os demais educadores.

Cada iniciativa possui uma proposta e abordagem única, mas convergem para o mesmo objetivo, que é potencializar a leitura e alfabetização dos alunos. Outras características em comum são o engajamento de toda a comunidade escolar e o protagonismo estudantil, com foco no fortalecimento integral do aprendizado para bebês e crianças.

Desde 2021, a rede de ensino municipal planeja e executa o processo de alfabetização a partir da Educação Infantil, com a meta de alfabetizar 100% dos alunos até o final do 2º ano.

Oportunidades enriquecedoras

Representando a Emei Profª Maria Aparecida Candelária Ottoboni, na Vila Nossa Senhora das Graças, a professora Eveline Monteiro contou como utilizou música e literatura na escola: “Nós buscamos incentivar a leitura com apresentações musicais e teatrais, onde os alunos atuam ativamente, o que acaba estimulando o envolvimento de todos, inclusive das famílias", disse.

Crianças leem juntas na Emei Maria Aparecida Candelária Ottoboni | Foto: PMSJC

"As crianças são orientadas pelos professores para conduzir os momentos contações de histórias com os bebês, trabalhando a autonomia e o vínculo entre eles”, explicou a professora.

Professora Eveline Monteiro | Foto: PMSJC

A professora Patrícia Godoi, da Emei Profª Zilda Costa de Oliveira, do Parque Santa Rita, trouxe culturas e tradições típicas do nordeste brasileiro para a sala de aula: “A literatura de cordel ampliou o repertório dos alunos e fomentou o interesse deles pelas brincadeiras e interações", contou.

Ação ofereceu cordéis para as famílias lerem em casa com os filhos | Foto: PMSJC

"Enquanto eles descobriam essa região tão bela do nosso país, também se tornavam melhores leitores”, destacou Patrícia.

Professora Patrícia Godoi | Foto: PMSJC

Segundo Elaine Peres, professora da Emei Prof. Ladiel Benedito de Carvalho, do Residencial Interlagos, a alfabetização valida o crescimento e emocional das crianças. “Elas despertaram uma paixão pelos contos de fadas e nós aproveitamos isso para dar voz aos alunos. Ler é também interpretar, então desafiamos a criatividade e imaginação deles para que eles repliquem estes clássicos a partir do ponto de vista deles, até mesmo reescrevendo os finais", afirmou.

Alunos aprendem com contos de fadas na escola | Foto: PMSJC

"Encorajamos a autonomia deles para escolherem as histórias e prepararem apresentações, onde eles criaram o roteiro e os próprios figurinos e cenários”, destacou Elaine.

Professora Elaine Peres | Foto: PMSJC

Para a professora Emanuele Faria, da Emei Profª Idelena Menezes Trefílio de Carvalho, de Santana, as famílias são importantes aliadas no processo de alfabetização. “O apoio dos responsáveis faz toda a diferença no resultado que alcançamos. Aqui, nossa intenção foi aproximar as famílias da escola para que elas tenham momentos de leitura juntos com as crianças, especialmente em casa", explica.

Familiares lendo junto com as crianças na escola | Foto: PMSJC

"Foi muito gratificante perceber que tivemos uma alta adesão e me sinto privilegiada por estar compartilhando e adquirindo tanto conhecimento nesta Mostra”, disse a professora.

Professora Emanuele Faria | Foto: PMSJC