Prefeitura realiza Avaliação de Densidade Larvária
28/06/2024 14:45
Primeira Avaliação de Densidade Larvária de 2024
A pesquisa passará por 17.791 imóveis, abrangendo 3.168 quarteirões dentro das 42 áreas cadastradas no município - Foto: PMSJC

Ariane Caldas
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos inicia, na próxima segunda-feira (1), a ADL (Avaliação de Densidade Larvária) do terceiro trimestre de 2024.

A avaliação é a primeira do ano e está sendo retomada após ter sido suspensa nos dois primeiros trimestres devido ao aumento no número de casos de arboviroses registrado no primeiro semestre. De acordo com orientação técnica do Ministério da Saúde, as ações neste período foram dedicadas exclusivamente para controle do vetor, sendo possível a retomada em julho levando em consideração a melhora do cenário epidemiológico.

As atividades seguem até o dia 31, contemplando todas as 42 áreas urbanas do município. A ação é importante para acompanhar os níveis de infestação do mosquito Aedes aegypti ao longo do tempo, identificando as áreas prioritárias para atuação e tipos de criadouros mais comuns, norteando as ações de combate ao mosquito que transmite doenças como dengue, chikungunya e zika.

A ação passará por 17.791 imóveis, abrangendo 3.168 quarteirões dentro das 42 áreas cadastradas no município. Em cada quarteirão será visitado o número de imóveis necessários para atingir a amostragem. A programação será disponibilizada diariamente no site da Prefeitura.

Com base nos dados obtidos nas avaliações, a Prefeitura define as melhores formas de combate às doenças no próximo período. Por exemplo, pode-se redirecionar e intensificar algumas medidas ou alterar as estratégias de controle do mosquito adotadas no município.

Na ADL realizada em julho de 2023, mesmo período em que será realizada a primeira de 2024, o resultado do índice larvário foi 0,5 (Índice de Breteau) onde, apesar de considerado satisfatório, já demonstrava uma alta importante em relação ao mesmo período de 2022 (0,2).

Dengue

Neste ano, já foram notificados 137.655 casos de dengue. Deste número, foram confirmados 82.397 casos da doença. No mesmo período, em 2023, eram 851 casos confirmados.

Prevenção

Apesar da redução no número de casos, o município ainda está em epidemia e a participação da população no combate à dengue continua sendo muito importante.

Caso identifique qualquer possível criadouro do Aedes aegypti, basta entrar em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).

A Prefeitura mantém diversas ações de combate ao transmissor das arboviroses em todas as regiões da cidade. Entre elas estão o controle de criadouros e nebulização nos locais com o maior número de doentes, sempre realizando o tratamento dos recipientes que podem servir como criadouros para o mosquito e a intensificação de ações educativas em diversos estabelecimentos visando a conscientização da população sobre esse tema.