Luminárias LED e energia limpa geram economia na cidade
28/06/2024 16:45
Novas áreas públicas recebem LED
A cidade conta com mais de 60 espaços públicos com melhorias na iluminação - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Rosi Masiero
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos mantém projetos para redução do consumo de energia elétrica na cidade e investe em ações que visam diminuir de 25 a 40%  do consumo em espaços públicos.

Uma das ações práticas que permite racionalizar a utilização de energia é a substituição de lâmpadas de mercúrio por luminárias LED. Atualmente, o município conta com mais de 60 espaços públicos, entre praças, pistas de caminhadas, ciclovias e áreas verdes, com melhorias.

A nova iluminação amplia a sensação de segurança da população, incentiva práticas esportivas e de lazer ao ar livre, e ainda gera economia aos cofres públicos, uma vez que o LED pode diminuir em até 70% o consumo de energia, além de ter mais durabilidade.

Iluminação em espaços públicos com LED e energia limpa traz benefícios para toda a cidade | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Confira os novos espaços públicos que ganharam luminárias LED:

Praça Cambará
(R Perpétua, Jd Valparaiba)

Área Verde
(R dos Bancários, Jd Valparaiba)

Área Verde
(R Secretárias, Jardim Valparaiba)

Pça Jornalistas
(R Telefonistas, Jardim Valparaiba)

Área Verde 2
(R Adália Eurides até R Alaíde Cursino, Res União)

Área Verde Luiz Cláudio
(Av Iguape até Av Cassiopeia, Bq Eucaliptos)

Área Verde
(Av Cid Jardim, 5550, Bq Eucaliptos)

Pista Caminhada
(R Jose M Machado, Jardim Minas Gerais)

Sistema Lazer Sebastião Gomes
(R Pedro Nunes Souza, Res Sol Nascente)

Praça Justiça e Paz
(R Tamotsu Kikko, Res Sol Nascente)

Viela Ariel
(R Antonio Aleixo, Jd Satélite)

Pça Silvana Almeida
(R Alto do Rio Doce, Altos de Santana)

Praças iluminadas e mais seguras | Foto: Adenir Britto/ PMSJC

Energia Limpa

Ainda dentro do foco na redução do custo com a energia elétrica e compromissada com o meio ambiente, atendendo às orientações da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Prefeitura vem apostando em energia limpa.

Uma das ações começou em 2023, com a implantação de fazendas fotovoltaicas para geração de créditos nos próprios públicos. Além ser renovável e contribuir para o meio ambiente, preservando o uso de recursos naturais, a iniciativa vai resultar numa economia de até 38%, e reduzirá o valor da fatura de energia de 43 prédios públicos e da iluminação da Linha Verde.

Neste ano, a Urbam (Urbanizadora Municipal), iniciou a geração de energia a partir do biogás captado no aterro sanitário. A Usina de Geração de Energia Elétrica a partir do Biogás é composta por seis motores com capacidade de geração de 1,6 MWh de energia para proporcionar redução das contas de energia de parte dos prédios da Prefeitura de São José (hospitais, escolas e outros), resultando em 40% de economia.

Também começará a funcionar o Mercado Livre de Energia, que atenderá 29 instalações públicas, e que deve gerar até 31% de economia. O contrato nada mais é que a compra de energia limpa por preços mais acessíveis, como num mercado de ações.