Com frio, Prefeitura reforça apoio a moradores em situação de rua
26/06/2024 17:50
Operação Inverno de Acolhimento de Moradores de Rua
Munícipe aceitando acolhimento; abordagens sociais foram intensificadas com a chegada do inverno - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Com a chegada do frio, a Prefeitura de São José dos Campos iniciou a Operação Inverno, intensificando as ações de abordagem social e de acolhimento às pessoas em situação de rua em todas as regiões da cidade.

O trabalho é realizado pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, que possui equipes multidisciplinares, ofertando os serviços especializados e a rede de proteção e assistência social, como os abrigos e as unidades de acolhimento.

A Operação Inverno prossegue até o final de setembro próximo. Para esta nova fase do serviço, foram adquiridas mais 4 vans. Agora, são 14  vans e 3 carros de suporte.

Também houve reforço de mais 16 educadores sociais. A equipe possu atualmente 117 pessoas, incluindo educadores sociais, assistentes sociais e motoristas.

A Prefeitura implantou, ainda, um abrigo temporário, no sistema pernoite, que funcionará durante a Operação Inverno. Esta unidade se junta aos 6 abrigos exclusivos para moradores em situação de rua, com toda a infraestrutura e diferenciais como canil e gatil.

Apoio popular

Munícipes consultados elogiaram a iniciativa da Prefeitura de reforçar a abordagem social e o acolhimento aos moradores em situação de rua durante o inverno.

"A Prefeitura está de parabéns. O trabalho de acolhimento aos moradores em situação de rua é muito importante, ainda mais nos dias mais frios do ano", disse a aposentada Inez Sasaki, que tem 75 anos e mora no Jardim Alvorada, na região oeste.

"Com a estrutura que a Prefeitura oferece nos abrigos, só dorme na rua quem quer", afirmou o taxista Ciro Moreira de Souza, que tem 78 anos e reside no Bosque dos Eucaliptos, na região sul.

Respeito e dignidade

São José dos Campos possui um dos mais bem estruturados programas de acolhimento de pessoas em situação de rua, um problema social crescente que tem reflexos não apenas na região, como no país e no mundo.

Os abrigos municipais estão preparados para receber todos que estão em situação de rua, com acomodações confortáveis, incluindo canis e gatis, e equipe multidisciplinar.

A pessoa que aceita ajuda é levada ao Centro Pop, onde é feita a triagem e o encaminhamento para o local adequado.

A Prefeitura também disponibiliza oficinas e atividades de convívio e socialização com o objetivo de ajudar os ex-moradores em situação de rua a voltarem para o mercado de trabalho, resgatarem suas cidadanias e dignidades e escreverem novos projetos de vida.

O serviço é executado em conjunto com a Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil, da Secretaria de Proteção ao Cidadão, e com a Policia Militar, por meio da Atividade Delegada.

Somente quem aceita ajuda é levado aos abrigos ou feito o recâmbio para sua cidade de origem.

A partir do serviço de abordagem social, são oferecidos às pessoas todos os serviços à disposição no município, como acolhimento em abrigos, encaminhamento para a Secretaria de Saúde e para comunidades terapêuticas e até mesmo recâmbio para suas cidades de origem, dentro de uma metodologia humanizada que prevê o acionamento de equipamentos de assistência social desses municípios antes do envio das pessoas.

Recomeço de vida

O acolhimento nos abrigos e unidades especializadas garante dignidade e um recomeço de vida.

São José tem muito a oferecer para a população em situação de rua, com diversos serviços, atendimento humanizado e equipes capacitadas.

A população pode ajudar a Prefeitura neste trabalho, acionando as equipes da Administração municipal através do telefone 153 (Guarda Civil Municipal) --as ligações são gratuitas-- sempre que se depararem com pessoas em situação de rua.

Desta maneira, os munícipes contribuem para que estas pessoas possam ser encaminhadas para os equipamentos e serviços apropriados disponibilizados pela Prefeitura, evitando com isso o fortalecimento do vinculo das mesmas com a rua.