Banco do Povo empresta R$14 milhões a pequenos negócios
Atualizado em 26/06/2024 - 17:18
Banco do Povo na Câmara Municipal
Atendimento ao público no Banco do Povo na unidade de São José dos Campos - Foto: Adenir Britto/PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Criado para auxiliar micro e pequenos empreendedores a iniciar ou ampliar seus negócios, a unidade do Banco do Povo de São José dos Campos já contabiliza R$ 14 milhões de empréstimos desde sua reformulação, em 2017.

Nesse período, o programa já celebrou 870 contratos, beneficiando praticamente o mesmo número de empreendedores. Alguns deles, fizeram mais de um contrato de empréstimo.

Entre os principais beneficiados, estão pequenos prestadores no setor de serviços como salão de cabelereiros e marmitarias, representantes comerciais e pequenos varejistas. Nesse segmento, destacam-se pet-shops, depósitos de material de construção e vendas de roupas, entre outros.

A manicure Talita Rosa Landim, 37 anos, obteve o empréstimo no valor de R$ 6 mil há pouco dias e vai utilizar o dinheiro para compra de poltronas, mesas, aparelhos de ar-condicionado, entre outros equipamentos, para o salão, localizado no Bosque dos Ipês, região sul de São José.

“Estou mudando para um salão maior e esse dinheiro vai ser muito importante para equipar e melhorar o atendimento aos clientes”, conta Talita.

“Cheguei a fazer orçamentos para dividir a compra em 10 vezes no cartão de crédito, mas o empréstimo do Banco do Povo foi muito vantajoso, até porque os juros são baixos e consegui descontos pagando à vista", conta.

A linha de crédito para os empreendedores tem juros reduzidos a partir de 0,35% ao mês e pode ser parcelada em até 36 meses, conforme o modelo de financiamento. O valor máximo de empréstimo é de R$ 21 mil.

O aumento na concessão dos créditos para pequenos e micro empreendedores faz parte do Plano de Gestão 2021-2024.

Emprego e renda

O Banco do Povo é um programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos. Sua finalidade é gerar emprego e renda para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos.

Podem pleitear o empréstimo, empreendedores com empresa aberta, início de negócios, atividades informais (sem empresa aberta) tais como: boleiras, doceiras, salgadeiras, artesãos, vendedoras de produtos de catálogos, costureiras e outros, Microempreendedores Individuais – MEI, ME, EIRELI, LTDA, EPP e Produtores rurais (atividades de agronegócios), com CNPJ.

Entre os requisitos estão o desenvolvimento da atividade produtiva no município e não ter restrições cadastrais.

Os microcréditos poderão ser pleiteados para compra de matérias-primas, mercadorias, capital de giro, compra e conserto de equipamentos, veículos e animais e insumos agrícolas, entre outros.

É necessário comprovar o objetivo de crédito mediante um orçamento demonstrando a finalidade da utilização do recurso.

Endereços

Unidade Centro