Prefeitura homenageia servidores pelo selo A nas contas públicas
25/06/2024 17:43
Coletiva com a Imprensa São José Nota A em Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 25-06-2024
Apresentação foi realizada no Paço Municipal, com a presença de autoridades e profissionais da área - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

Colaboração da estagiária Agata Sales

São José dos Campos conquistou, pela primeira vez, a nota máxima pela qualidade da informação contábil e fiscal. O selo A, concedido pelo Tesouro Nacional, valorizou a eficiência do trabalho realizado em 2023 pela Prefeitura em relação à fidelidade dos dados e transparência nas contas públicas.

Nesta terça-feira (25), em cerimônia realizada no Paço Municipal, os servidores municipais da área foram homenageados pelo trabalho que resultou na obtenção do selo. A apresentação teve a presença de autoridades do Executivo e Legislativo, além de profissionais e representantes de associações empresariais e entidades de classe.

Para a Prefeitura, a nota máxima significa o reconhecimento do Tesouro Nacional ao trabalho administrativo público, um serviço feito com seriedade e transparência, com informações corretas  e dados informativos. Por isso, o evento foi uma oportunidade para parabenizar toda a equipe técnica.

Notas obtidas

Nos 5 anos de existência do ranking, a cidade vem evoluindo a cada ano. Depois de receber respectivamente as notas B, C, C e B no período de 2019 a 2022, São José atingiu o índice mais alto no ano passado.

O Município também saltou da posição 1.971, em 2022, para o 263º lugar no Brasil na mais recente avaliação, sendo o único da região a receber a maior nota, que é dada aos entes federativos com o percentual de acertos acima de 95%.

São José ficou em 38º lugar entre os municípios paulistas e em 2º considerando os que têm mais de 500 mil habitantes. A avaliação do Tesouro Nacional classifica a precisão, integridade e consistência das informações enviadas pelos estados e municípios. São mais de 160 verificações em 4 dimensões.

Percentual de acertos