Programa Antidrogas da Polícia Federal forma mais 90 alunos
24/06/2024 17:21
Formatura do programa de Prevenção ao Uso de Drogas na Escola Estadual Deputado Benedito Matarazzo. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 24-06-2024
Programa é pioneiro no Estado de São Paulo e ajuda estudantes a evitarem as drogas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Em mais uma ação de prevenção e combate às drogas, a Polícia Federal de São José dos Campos realizou, nesta segunda-feira (24), a formatura de 90 estudantes no programa #TamoJunto 2.0, desenvolvido em parceria com a Prefeitura e a Delegacia Regional de Ensino.

A solenidade de encerramento do curso aconteceu na Escola Estadual Benedito Matarazzo, no Jardim Paraíso, na região sul da cidade, com a entrega de certificados para os alunos das turmas de oitavos anos do Ensino Fundamental.

Eles participaram de encontros com policiais federais voluntários em aulas práticas e teóricas do programa pioneiro, e que é uma iniciativa do Gpred (Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas) da Delegacia de Polícia Federal em São José.

"Este curso foi extremamente revigorante. Com o que aprendemos, estamos muito mais assertivos para evitar as drogas. Também estamos felizes por saber que contamos com o apoio da Polícia Federal, da Prefeitura e da escola", disse Alice Montes, que tem 13 anos.

"Meu filho de 14 anos fez o curso e tenho certeza de que será muito útil em sua vida, ajudando-a a escolher o caminho certo", afirmou o motorista de aplicativo Amilton Crepaldi, que tem 56 anos e mora no Jardim Paraíso.

Não às drogas: já foram formados 290 estudantes em São José / Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Prevenção

O programa #TamoJunto 2.0 trabalha diversos aspectos relacionados às influências sociais e habilidades de vida associadas à prevenção ao uso de drogas, além de abordar assuntos sobre o poder de escolha e o futuro dos jovens.

São José foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber o programa, cuja aplicação se iniciou em 26 de junho do ano passado.

Em novembro último, formaram-se 200 estudantes de escolas estaduais do bairro Vista Verde, na região leste, e Vila Paiva, na região norte.

"Este programa é fundamental para estes estudantes, que estão iniciando a adolescência. Com o curso, eles estão mais preparados para dizer não ás ofertas erradas, afastando-se das drogas", disse o chefe substituto da Delegacia de Polícia Federal de São José, Paulo Celestino Bittencourt Kisner.

"A cidade de São José foi pioneira neste programa porque temos o apoio da Prefeitura, que criou o programa São José Unida para combater a criminalidade, propiciando ações como esta. Todos temos que unir esforços contra as drogas", completou.

São José Unida: o chefe da Polícia destacou esforços conjuntos | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Rede de proteção

A Prefeitura de São José dos Campos possui uma ampla e estrutura rede intersecretarias de prevenção e combate ás drogas.

Na semana passada, foi realizada força-tarefa da Prefeitura, por meio das secretarias de Apoio Social ao Cidadão; Proteção ao Cidadão; Educação e Cidadania; e Mobilidade Urbana com as forças de segurança do programa São José Unida para conscientização de pais e alunos nas entradas e saídas de estudantes de escolas municipais e estaduais do município.

A Prefeitura mantém ações, atividades e eventos, com destaque para palestras e rodas de conversa em escolas, distribuição de panfletos em locais de grande aglomeração de pessoas e caminhadas contra as drogas.

O Programa sobre Drogas é articulado em parceria com os governos do Estado e Federal e os poderes Legislativo e Judiciário, contando com a participação da sociedade.

Os objetivos são articular a política sobre drogas no município, assessorar e acompanhar a implantação e execução dos programas referentes à dependência química, organizar as iniciativas para o funcionamento em rede e oferecer ao cidadão uma ampla cobertura de serviços, desde a prevenção até o tratamento.

São José possui ainda o Conselho Municipal de Atenção às Drogas, com membros da Prefeitura e de outras instituições.