Operação São José Unida captura procurados da Justiça
Atualizado em 21/06/2024 - 17:47
Operação Impacto 20.06
Equipes das forças de segurança de São José realizaram a operação nesta quinta (20) nas regiões centro-oeste e norte, com cinco detidos - Foto: Divulgação

Paula Paz
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Nesta quinta-feira (20), as forças integradas do programa São José Unida, da Prefeitura de São José dos Campos, realizaram a Operação Impacto nas regiões centro-oeste e norte da cidade. A ação resultou na captura de dois procurados pela Justiça e três na prática de outros delitos, fiscalização de 105 veículos, abordagem de 141 pessoas, entre outras ocorrências.

A operação começou às 14h30 na Avenida Olivo Gomes, próximo ao Parque da Cidade (região norte), e contou com equipes da Prefeitura, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Civil e Polícia Militar – Força Tática, Rocam, 3º BAEP, Grupamento Aéreo, Dejem, Atividade Delegada, Polícia Ambiental e Polícia Rodoviária Estadual, com apoio da cavalaria e canil da corporação. As ações encerraram às 22h30.

O objetivo das ações integradas é aumentar a sensação de segurança e tranquilidade da população, por meio de ações de saturação e visibilidade, pontos de bloqueio de trânsito e combate ao crime, com direcionamentos estratégicos e incisivos ao tráfico de drogas, recaptura de procurados pela Justiça, furto e roubo de veículos e comércios em geral, bem como fiscalização de trânsito e em estabelecimentos comerciais.

Saldo

• 2 procurados pela Justiça recapturados
  • 1 preso em flagrante de tráfico de entorpecentes
  • 1 preso em flagrante de furto a estabelecimento comercial
  • 1 preso em flagrante de tentativa de roubo
  • 141 pessoas abordadas
  • 105 carros fiscalizados
  • 11 veículos recolhidos
  • 32 motocicletas fiscalizadas
  • 1 motocicleta recolhida
  • 4 estabelecimentos fiscalizados
  • 2 autos de infração ambiental
  • 2 termos de vistoria ambiental
  • 1 ave silvestre apreendida

Operação aconteceu nesta quinta nas regiões centro-oeste e norte | Foto: Divulgação

São José Unida

O programa, tem como objetivo unir esforços para prevenir e reduzir os índices de criminalidade, é formado pela Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), Secretaria de Mobilidade Urbana e Detran-SP.

Desde seu início, o programa tem demonstrado excelentes resultados. Nos primeiros quatro meses de 2024, houve uma redução de 75,9% nos homicídios em comparação ao mesmo período de 2016, ano anterior ao lançamento do programa. Ainda segundo as estatísticas da SSP, os roubos de veículos também diminuíram 88,5%, enquanto os roubos caíram 74,3%.