Escola infantil do Vale do Sol é totalmente modernizada
Atualizado em 20/06/2024 - 10:18
Entrega de Obras na EMEI Torataro Takitani no Jardim Vale do Sol
Unidade atende mais de 250 crianças, de 0 até 6 anos de idade, e foi ampliada e revitalizada para melhor atender as crianças - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Educação e Cidadania

*Colaboração de Ana Lúcia Abranches

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu as obras de modernização e ampliação da Emei Torataro Takitani, no Vale do Sol, região sul da cidade. Com a reforma, o espaço ficou mais confortável para atender alunos, professores e funcionários.

Construída há mais de 40 anos, a unidade escolar ganhou novo padrão arquitetônico, com salas de aula ampliadas e pé direito mais alto proporcionando conforto térmico, sanitários para pessoas com deficiência, entre outras melhorias.

Foi ampliada a área coletiva, com novos espaços pedagógicos para as crianças, incluindo áreas recreativas como parque emborrachado, quadra com grama sintética e banco de areia, proporcionando um ambiente lúdico para o aprendizado.

Com investimento de mais de R$14 milhões, a obra foi executada pela Urbam (Urbanizadora Municipal), seguindo o modelo do novo conceito das escolas municipais. A transformação das unidades garante segurança, bem-estar e ambientes modernos para o aprendizado dos estudantes e o trabalho dos profissionais envolvidos.

Emoção e felicidade

São 14 salas de aula que recebem, diariamente, mais de 250 alunos de 0 até 6 anos de idade, como o Davi Mathias e a Maitê Luz. Ambos já estão aproveitando as novidades.

“Minha escola é uma beleza! Está muito linda e colorida, e eu gosto muito de brincar nos parquinhos”, conta Davi, de 5 anos.

“Eu aprendo bastante, desenho e escrevo cartinhas. É legal quando usamos a lousa interativa”, disse Maitê, de 6 anos.

As mudanças encantam também quem já tem muita história com o local. É o caso de Giseli Araujo, professora da escola há mais de 10 anos. “Essa obra foi transformadora, meus olhos brilham todos os dias quando chego para trabalhar. A escola ficou maravilhosa e estamos muito felizes pelas crianças", afirmou.

Maitê e Davi, sorridentes com a professora Giseli | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Infraestrutura

A comunidade do Vale do Sol recebeu ainda melhorias de infraestrutura recentemente. Entre elas, as obras antienchentes da Praça Bahia de São Salvador e nas proximidades da escola, melhorando também a drenagem do poliesportivo do bairro.

As galerias pluviais contêm um sistema de câmaras para detenção e controle das vazões excedentes das águas da chuva. Para isso, foram construídos reservatórios com mais de 1.000 peças de polietileno de alta densidade instaladas no subsolo.