Escolas municipais se destacam em Desafio de Miniplanadores
Atualizado em 11/06/2024 - 10:13
Desafio de Miniplanadores 2024
Alunos da Educação Integral participaram de encontros de mentoria para confecção dos miniplanadores; rede municipal conquistou 7 prêmios - Foto: PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Educação e Cidadania

Alunos da rede de ensino municipal deram asas à imaginação neste sábado (8), durante o Desafio de Miniplanadores organizado pelo Instituto Embraer. A competição envolveu times de São José dos Campos, Botucatu, Gavião Peixoto e Taubaté no Clube de Campo da ADC Embraer.

O desafio marca a conclusão de três encontros de mentoria, ocorridos no primeiro semestre deste ano. As atividades fazem parte dos Projetos Integradores, que acontecem nos Centros de Educação Integral da rede municipal, com diversas opções no contraturno escolar.

Ao todo, 25 estudantes representaram quatro escolas com cinco times, acompanhados por professores e voluntários. Entre eles, Ana Clara Santos e Natanael de Oliveira Gonçalves, ambos de 13 anos, alunos da Emefi Profº Moacyr Benedicto de Souza, que fica no Campo dos Alemães.

"Foi a minha primeira vez participando e achei uma ótima experiência. É um sentimento único de liberdade e felicidade quando vemos o resultado de todo o nosso trabalho em equipe voando pelo céu”, afirmou Natanael.

“Nós tivemos dificuldades no início, mas superamos com muito companheirismo e deu tudo certo no final. Sonho em seguir nessa área e trabalhar com inovações", disse Ana.

Natanael e Ana exibem orgulhosos o miniplanador | Foto: PMSJC

Os miniplanadores foram confeccionados nas escolas para participarem das categorias inovação, design, maior distância e maior tempo de voo na competição.

Segundo  a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, o trabalho coletivo dos alunos nas atividades de Educação Integral e nos encontros de mentoria rendeu muitos aprendizados e bons resultados, com destaque para a dedicação e o esforço dos estudantes, e sete prêmios, como:

• 1º lugar em Inovação e Design para a Emefi Profª Jacyra Vieira Baracho
  • 2º lugar em Inovação e Design e 3º lugar em Distância para a Emefi Profª Vera Babo De Oliveira
  • 1º lugar em Tempo de voo e 3º em Inovação para a Emefi Profº Moacyr Benedicto de Souza

O Desafio de Miniplanadores é uma iniciativa do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa, realizada desde 2009 com o apoio de voluntários(as) Embraer cadastrados(as) no Asas do Bem, que tem como objetivo levar aos estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública oficinas para a construção e teste do miniplanador, visando avaliar, na prática, o desempenho deste durante a Competição de Voo.

A motivação é despertar nos estudantes o interesse pela Aviação e pelas Engenharias, desde o Ensino Fundamental, demonstrando de uma forma lúdica o processo usado para desenvolver um planador (não motorizado).

Aprendizado colocado em prática e diversão marcaram desafio | Foto:PMSJC