São José vira capital da dança entre os dias 12 e 16 de junho
Atualizado em 07/06/2024 - 17:56
Capa - Festidança
O 34º Festidança é um dos maiores festivais de dança do Brasil e começa na próxima quarta-feira movimentando a cidade - Foto: Ilustração

João Paulo Sardinha
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O 34º Festidança, um dos maiores festivais de dança do Brasil, começa na próxima quarta-feira (12), em São José dos Campos, reunindo bailarinos, coreógrafos, amantes da dança e artistas de diferentes partes do Estado.

Durante cinco dias, até 16 de junho, a cidade será palco para grupos dos mais variados estilos se apresentarem. O festival, com o tema “Corpo e Palavra”, é totalmente gratuito.

Confira a programação.

Seguindo a tradição, workshops, residências, mostras e intervenções irão transformar um dos maiores polos tecnológicos e industriais do Brasil em capital da dança.

A abertura desta maratona dançante será com “Corpos Velhos – para que servem?”, um dos espetáculos mais emblemáticos e aplaudidos do país.

A atração, que acontece na próxima quarta-feira, às 20h, reunirá no palco do Teatro Municipal uma geração pioneira da dança cênica brasileira.

Será o encontro dos artistas Célia Gouvêa, Décio Otero, Luis Arrieta, Lumena Macedo, Marika Gidali, Neyde Rossi, Mônica Mion, Iracity Cardoso e Yoko Okada.

Esse grupo de grandes bailarinos vai mostrar, portanto, que a dança também não tem idade nem tem tempo.

Neste ano, mostras paralelas dos estilos dança clássica, dança contemporânea, danças étnicas e populares, dança de salão e danças urbanas irão acontecer de quinta-feira e domingo.

Fiel à tradição de realizar ações formativas, o Festidança também vai promover workshops e residências artísticas, com Renata Costa, Lili de Grammont, Cristian Duarte e Luaa Gabanini.

Exposição, instalação audiovisual e intervenções estão programadas para acontece no Centro Cultural Clemente Gomes e no Cine Teatro Benedito Alves.

O evento, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, tem como objetivo valorizar a cultura e contribuir para o fortalecimento da criação, produção artística e integração e o intercâmbio entre os grupos de dança.

Além disso, o festival também estimula a formação de público e presenteia a população com espetáculos variados, de qualidade e gratuitos, garantindo acessibilidade à diversidade de expressões e linguagens.

Números

Um número dá a exata dimensão do evento que movimenta a cidade há 34 anos.

Nesta edição, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo recebeu a inscrição de 381 propostas, de 26 cidades do país. O saldo representa um crescimento de 57,4% em relação à edição de 2023, quando foram 242 inscritos.

As propostas inscritas foram de Bauru, Caçapava, Campo Limpo Paulista, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Cordeirópolis, Diadema, Francisco Morato, Guaratinguetá, Guarulhos, Jacareí, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Paraibuna, Santo André, Santos, São José dos Campos, São Paulo, São Sebastião, Suzano, Taubaté, Boa Vista (Roraima), Londrina (Paraná), Nova Iguaçu (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) e Valparaíso de Goiás (Goiás).