Playground inclusivo anima brincadeiras em escola na zona sul
Atualizado em 02/12/2024 - 12:03
Educação especial: Brinquedos inclusivos na Emei Ilza Nascimento. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 12-09-2024
Miguel Lino, aluno da Emei Ilza Nascimento, se diverte com os amigos nos brinquedos adaptados da escola - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Educação e Cidadania

Colaboração do estagiário Rodrigo de Almeida

Na fase da primeira infância, que abrange do nascimento aos seis anos de idade, as brincadeiras têm papel fundamental no desenvolvimento e aprendizagem dos pequenos.

Com os brinquedos adaptados, a rede de ensino municipal não deixa ninguém de fora desta etapa tão importante.

Mais de 50 escolas de educação infantil e ensino fundamental já possuem estes equipamentos, que ampliam a inclusão e acessibilidade para crianças com deficiência.

Na Emei Profª Ilza Nascimento Pintus, localizada no bairro Chácaras Reunidas, o aluno Miguel Lino consegue brincar junto com seus amigos no playground, mesmo acomodado na cadeira de rodas. Diagnosticado com paralisia cerebral, Miguel encanta todos na escola com seu sorriso, enquanto se diverte no gira-gira e no balanço.


Miguel com os amigos no gira-gira, acompanhados pela professora e profissional de apoio | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Para a mãe, Maysa Lino, a interação com os colegas faz toda a diferença no cotidiano dele. “É muito importante esse convívio dele com as outras crianças aqui na escola. Quando estes brinquedos chegaram, fiquei muito emocionada por ver a felicidade dele”, conta Maysa. 

“O mais legal é saber que os amigos sem deficiência também podem participar junto com ele no playground. Essa é a verdadeira inclusão!”, afirma.

A mãe também destaca o acompanhamento do AEE (Atendimento Educacional Especializado). “Eu fico tranquila com todo o suporte que a escola oferece, desde os cuidados com a alimentação, até a profissional de apoio, que cuida muito bem dele”, diz.


Maysa dá um beijo no rosto do filho enquanto está sentado no balanço | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Educação para todos

Por meio de políticas públicas que investem na Educação Especial Inclusiva, as escolas municipais de São José se tornam mais acessíveis e ajudam no desenvolvimento do ensino e da convivência social de alunos com deficiência ou transtornos de aprendizagem.

Além do playground adaptado, a Prefeitura também conta com óculos e bengalas inteligentes para alunos cegos, mesas interativas e tablets com jogos pedagógicos, profissionais de apoio, AEE (Atendimento Educacional Especializado) e API (Atendimento Psicopedagógico Institucional).

Essas ações promovem um convívio saudável, respeitoso e humanizado, colaborando para a formação como cidadãos de todos os alunos.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×