Hospital Municipal recebe prêmio por satisfação do usuário
29/09/2023 17:10
prêmio PIT
O diretor técnico do HM, Carlos Alberto Maganha, mostra certificação do HM como hospital recomendado por usuários - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Saúde

O Hospital Municipal recebeu na quinta-feira (28) o prêmio Experience Awards, que certifica as marcas mais recomendadas por usuários e clientes. O HM atingiu índice de satisfação acima da média em pesquisa feita em hospitais de São José dos Campos.

A empresa SoluCX, especializada em consulta de mercado entre consumidores,  pesquisou 10 hospitais e coletou 3.012 avaliações nos últimos 3 meses. Desse total, 6 foram certificados por atingirem avaliação positiva acima da média para o setor, que foi de 25.1%.

O certificado “O Cliente Recomenda” foi entregue durante o evento Innovation Week, no PIT (Parque de Inovação Tecnológica).  

“A premiação Awards nos traz ainda mais certeza de que estamos no caminho certo. Sermos reconhecidos pelo nosso público em um grupo com instituições privadas, faz o desafio de ser um hospital SUS valer a pena. Nossa busca é pela melhoria constante, identificando pontos a serem melhorados e buscando sempre o bom atendimento à população”, afirmou o médico Carlos Alberto Maganha, diretor técnico do HM.

O Hospital Municipal registrou NPS de 32% na média final, baseada no Net Promoter Score, uma ferramenta que mede a satisfação dos clientes por meio da pergunta: em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria os serviços da empresa?

“Essa foi a primeira premiação regional para identificar lideranças em 11 categorias e certificá-las. O Hospital Municipal de São José ser uma das marcas mais recomendadas é muito importante, valoriza o serviço público”, afirmou Tiago Serrano, CEO da SoluCX.

Usuário

Mantido pela Prefeitura de São José e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), o Hospital Municipal faz pesquisa mensal sobre a satisfação dos serviços por pacientes e familiares. 

A avaliação é feita pelo SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário), que funciona como um canal entre o HM e a população. A ferramenta é importante para definir ações para a melhoria contínua dos serviços.

Todos os setores do HM são avaliados --os Prontos-Socorros Infantil, Adulto e Ginecológico, Ambulatório, Exames, Centro Obstétrico, Ambulatório da Mulher, Observação Adulto, Observação Pediátrica, Pediatria, Clínicas 1, 2 e 3, Maternidade, Alojamento Conjunto e Retaguarda 2.

No ano passado, a média anual de satisfação com o hospital chegou a 95%. Além da pesquisa, o SAU faz atendimentos com ferramentas específicas como mensagens whatsapp de pacientes internados, contatos presenciais e canal 156 da Prefeitura.





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