Lucas Lemes
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
Colaboração do estagiário Daniel Linhares
A Prefeitura de São José dos Campos realizou na terça-feira (26) uma capacitação sobre atendimento às pessoas com surdez ou deficiência auditiva. Aproximadamente 120 servidores participaram das palestras, que foram realizadas durante o dia para 6 turmas.
O treinamento faz parte da campanha Além da Voz, Além do Som, que incentiva atitudes pautadas pelo respeito e empatia no relacionamento com os surdos. Um dos temas abordados foi o uso de libras (língua brasileira de sinais), e os participantes tiveram a oportunidade de aprender as letras do alfabeto.
Na opinião da analista de gestão Cinthia do Carmo Silva, é importante entender a realidade das pessoas surdas. “Para poder ter empatia, é preciso perceber de onde parte essa necessidade para, de alguma forma, poder ajudá-las.”
Com o intuito de garantir aos surdos o acesso aos serviços nas repartições municipais de atendimento ao público, a Prefeitura dispõe da Central de Libras. Por meio de uma plataforma na internet, um intérprete intermedeia, em libras, a conversa entre o servidor e a pessoa que tem deficiência auditiva.
No início de agosto, duas jovens surdas passaram a atuar na sede da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão. Elas fazem parte da terceira turma do programa Agente Cidadão, da Fundhas, que auxilia na inserção de pessoas de 16 a 19 anos no mercado de trabalho.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.