Sheila Faria
Secretaria de Saúde
O Hospital Municipal iniciou na terça-feira (12) o primeiro treinamento para formação de auditores internos, que serão responsáveis por um monitoramento contínuo da qualidade dos serviços em todos os setores do HM.
O objetivo é preparar pessoas para identificar pontos que possam ser melhorados no hospital, desde questões ligadas ao atendimento a pacientes até procedimentos administrativos, logística, engenharia hospitalar, etc.
“A busca pela qualidade é um processo contínuo e é preciso garantir que funcione em todos os procedimentos do hospital”, afirmou Mara Machado, CEO do Instituto Qualisa de Gestão, responsável pelo treinamento.
Ela defende que se crie uma cultura pela garantia da qualidade no hospital, independente de pessoas, para que o monitoramento seja contínuo.
No treinamento, 40 pessoas de vários setores receberam orientações técnicas de como fazer avaliações para identificar possíveis gargalos, para que eles sejam resolvidos no menor tempo possível.
“Queremos compor um time no Hospital Municipal focado na qualidade dos serviços”, disse a médica Christiany Maria Cavalcante, coordenadora de Qualidade do HM.
Mantido pela Prefeitura de São José e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), o Hospital Municipal foi recertificado este ano pelo Instituto Qualisa de Gestão com acreditação nível 2 (Pleno), de acordo com as normas da Organização Nacional de Acreditação.
A acreditação hospitalar é um método de avaliação dos serviços prestados, principalmente os que agregam qualidade. A classificação vai até o nível 3 (Excelência).
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