Açougue da região sul conquista selo de inspeção municipal
06/09/2023 15:13
Entrega do Selo SIM para Frigo São José do Vale LTDA. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 06-09-2023
Equipe do açougue recebeu com muita alegria o selo da Prefeitura - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

O açougue Frigo São José do Vale é a 11ª empresa da cidade a obter o selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal). Nesta quarta-feira (6), a Prefeitura concedeu o certificado ao estabelecimento, localizado na região sul.

Em atividade no setor há 18 anos, a unidade foi recém-inaugurada neste mês para atender aos clientes no varejo com produção de carnes, linguiças, embutidos e derivados.

"Sempre foi um sonho poder comercializar alimentos de fabricação própria e este selo traz a credibilidade que nós precisávamos para alcançar esse objetivo e continuar crescendo", afirmou Thiago Ligero, proprietário.


Thiago, ao lado da esposa Angélica, exibe orgulhosamente os produtos e o certificado | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

O selo SIM, iniciativa proposta no Plano de Gestão 2021-2024, visa tornar os produtos locais de origem animal mais atrativos para os consumidores. O objetivo da certificação é fortalecer os empreendedores e impulsionar a economia joseense, especialmente a cadeia produtiva da agropecuária.

Amparado por legislação atualizada com as novas diretrizes determinadas pelo Governo Federal, o certificado municipal ficou mais completo e passou a ser um diferencial para os produtores.

Podem requerer o SIM produtores rurais juridicamente constituídos que vendem produtos como leite, ovo, queijo, mel, carne e peixe. Os interessados podem se informar nas unidades do Ponto Rural no Alto da Ponte (Rua Alziro Lebrão) e em São Francisco Xavier (Rua XV de Novembro, 900). O atendimento também realizado na Sala do Empreendedor, que fica no Paço Municipal (Rua José de Alencar, 123, Centro, 4º andar).

Previsto em lei, o SIM não isenta o produtor da certificação federal, mas a fiscalização fica a cargo do município responsável.

As outras dez empresas que já receberam a certificação são a Mais Granja, o supermercado Barbosa, a charcutaria Di Baldo Charcuterie, o supermercado Tauste, os laticínios San Michele, Caetê e Capriny, o apiário Montanhas e os açougues Del Veneto e Casa de Carnes Majestade. Entre os produtos registrados, estão queijos, ovos, leite integral, mel, linguiça, carnes e embutidos.

Mais informações na página do serviço no site da Prefeitura.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×