Ana Lúcia Abranches
Urbam
A Urbam (Urbanizadora Municipal) concluiu a primeira etapa do levantamento sobre a composição dos materiais recicláveis recolhidos pelos caminhões da coleta seletiva em São José dos Campos.
Já o estudo da composição do lixo comum foi iniciado neste mês.
Trata-se da gravimetria, que tem como objetivo conhecer as características qualitativas do “lixo urbano”, ou seja, sua composição por tipos e o percentual de cada componente de uma amostra.
Nesse estudo, é levantado o volume de lixo comum que chega misturado à coleta seletiva e vice-versa. O objetivo é verificar as variações na composição do “lixo urbano”, o que colabora para o planejamento da gestão e manejo dos resíduos, na definição de estratégias de educação ambiental e até mesmo nas otimizações dos planos de coletas de resíduos.
A metodologia utilizada pela Urbam para realizar a caracterização qualitativa dos resíduos sólidos é o método do quarteamento conforme procedimentos propostos pela Cetesb (1990), a norma ABNT NBR 10.007/2004 (amostragem de resíduos sólidos), com algumas adaptações.
A gravimetria é feita a cada cinco anos e abrangerá todos os setores da coleta seletiva, coleta comum, coleta de feiras livres, varrição e capina, em todo o município, bem como os rejeitos do Centro de Triagem da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos. Assim que for concluída toda a parte prática do estudo, os dados serão compilados.
MAIS NOTÍCIAS
Urbam
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.