Educação Empreendedora promove saúde e solidariedade
Atualizado em 27/10/2023 - 15:30
Jepp na Emefi Hélio Augusto de Souza
Crianças plantaram hortaliças, colheram aprendizados e semearam solidariedade - Foto: PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Em colaboração com as jornalistas Paula Paz e Paula Pessoa

Os alunos da Emefi Hélio Augusto de Souza, na região leste de São José dos Campos, participaram de um projeto muito saboroso, educativo e solidário neste semestre letivo. Como parte do Jepp (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), em parceria da Prefeitura com o Sebrae, as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental implementaram uma horta na escola.

Intitulada de "Os Brotinhos", a iniciativa movimentou 90 alunos com faixa etária entre 7 e 8 anos, e contou com apoio do programa Hortas Urbanas, da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, que promoveu uma oficina na unidade e preparou um espaço para as crianças plantarem hortaliças.

 
Um dos modelos de horta instalados na escola: canteiro verde | Foto: PMSJC

Entre os itens cultivados estão vegetais como repolho e beterraba; Pancs (Plantas Alimentícias não Convencionais) como peixinho, capuchinha e taioba; e ervas aromáticas como alecrim, hortelã e manjericão. 

Após as colheitas, os pais e responsáveis foram convidados para prestigiar a apresentação da etapa final de empreendedorismo e, em troca dos deliciosos temperos que levaram para casa, doaram itens de higiene pessoal para arrecadação. 


Pais e responsáveis durante a apresentação final do projeto | Foto: PMSJC

E nesta quinta-feira (26), a equipe do Fundo Social de Solidariedade alegrou as crianças com uma visita para agradecer a ação da escola e receber as doações, que serão destinadas à entidades sociais cadastradas no município. Com muito carinho, os alunos escreveram cartinhas para as instituições que irão recebê-las, em uma oportunidade para as professoras trabalharem os gêneros textuais do bimestre.

Novas experiências

Os pequenos Davi Fernandes e Ana Laura Oliveira se divertiram e aprenderam muito com a atividade.

"Foi super legal, eu gostei bastante! Deixou meus dias aqui na escola mais felizes", contou Davi. 

"Eu conheci as Pancs e achei elas muito gostosas", disse Ana.

A professora Isadora Saraiva destaca como a atividade impactou os alunos de diversas formas: "Nós levamos a horta para dentro da sala de aula, utilizando verbetes para eles aprenderem mais sobre as plantas enquanto exercitam a leitura e escrita. Foi muito proveitoso e aumentou o apego deles pelo projeto."


A professora Isadora, ao lado dos alunos Ana Laura e Davi | Foto: PMSJC

Aprendizados

A Educação Empreendedora faz parte do currículo e das ações na rede municipal de São José dos Campos e tem sido ampliada neste ano pela Prefeitura para estimular a cultura empreendedora no ambiente escolar, através de práticas de aprendizagem que valorizam a autonomia e protagonismo dos estudantes. 

Enquanto ferramenta de ensino, o empreendedorismo promove o trabalho em equipe e um primeiro contato com planejamentos e metas. E por meio desta interação com a terra para cuidar da horta, as crianças aprendem sobre sustentabilidade e a importância de cuidar do meio ambiente, além de estimular uma alimentação mais saudável e natural.

Ao arrecadar as doações para o Fundo Social de Solidariedade, o projeto envolve a comunidade escolar e ensina os alunos a pensarem no coletivo com empatia e amor ao próximo.


Doações arrecadas pelas crianças já estão com o Fundo Social | Foto: PMSJC


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×