São José irá sediar Fórum Internacional de Florestas Urbanas
23/10/2023 15:22
Árvores cadastradas com QR Code na Praça Ulisses Guimarães
Cadastro das árvores com QR Code está entre as principais ações de preservação da cidade - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Pela excelência na gestão do patrimônio arbóreo, São José dos Campos irá sediar o 4º Fórum Latino-americano de Florestas Urbanas em novembro de 2024. A confirmação veio durante a programação do 2º Fórum Mundial de Florestas Urbanas, que ocorreu entre os dias 16 e 20 de outubro, na cidade de Washington D.C, nos Estados Unidos. 

A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, responsável pela proposta do Brasil como país-sede, esteve na recepção realizada pela Fundação Arbor Day em homenagem às Tree Cities of the World, com a presença de membros da diretoria e representantes de Tree Cities brasileiras. 

O evento será realizado com o apoio da SBAU, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

A cidade sediará ainda, nos próximos anos, outros acontecimentos importantes na área da arborização urbana. Também em 2024, será o Fórum Paulista de Arborização Urbana e, em 2025, os Congressos Brasileiro e Ibero-americano de Arborização Urbana.

Reconhecimento Internacional

São José dos Campos recebeu, pelo quarto ano consecutivo, o selo do programa Tree Cities of the World, organizado pela FAO e Fundação Arbor Day. Foram contempladas 167 cidades do mundo.

O programa foi iniciado em 2019. No país, apenas São José e Campo Grande receberam o reconhecimento nas quatro edições. Nesta edição, além das duas, outras 18 são brasileiras.

O reconhecimento internacional evidencia o trabalho de São José na gestão das árvores urbanas, realizado por meio do programa Arboriza São José, que reúne um conjunto de ações para a modernização e preservação do patrimônio arbóreo, como plantio de mudas, diagnóstico preventivo das árvores localizadas em vias públicas, emissão de laudos, cadastramento digital do patrimônio arbóreo, capacitações técnica e educação ambiental, além da completa digitalização e integração de banco de dados sobre o tema, incluindo a possibilidade ao cidadão em acessar todas arvores cadastradas no portal Geosanja.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×