Reuniões garantem transparência sobre indicadores da Saúde
09/10/2023 10:51
Reunião do projeto Gestão à Vista na UBS do Jardim Satélite
Reunião na UBS Resolve do Jardim Satélite para apresentação e discussão dos indicadores da Saúde; objetivo é aprimorar, ainda mais, os serviços prestados à população - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Saúde

Colaboração da estagiária Rayane Ricardo

Com o objetivo de ampliar, ainda mais, a transparência e a qualidade das ações em prol da saúde da população, a Prefeitura de São José dos Campos tem realizado reuniões com funcionários e membros da comunidade representados nos CGUs (Conselhos Gestores de Unidades) das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve presentes em todas as regiões da cidade.

Durante os encontros, são apresentados e discutidos os resultados dos indicadores trimestrais e anuais das unidades de saúde que integram o projeto Gestão à Vista.

Desde maio último, já foram realizadas reuniões em 12 UBSs. Geralmente, é visitada uma unidade por semana, em encontros conduzidos pelo médico epidemiologista Luís Paulo Melione, funcionário de carreira da Secretaria de Saúde há 34 anos.

O objetivo é que este trabalho de transparência, apresentação e debate dos indicadores seja realizado em todas as 40 UBSs e nas 5 USFs (Unidades de Saúde da Família).

“Este é um processo sem volta. As equipes de saúde e os membros do CGU se acostumam a acompanhar os resultados das ações de saúde da unidade para atender melhor a população, propondo melhorias que venham a ser necessárias”, disse Melione.


Mais qualidade. Dr. Melione conduz os encontros; melhorias constantes / Foto: PMSJC

Aprovação popular

Munícipes e funcionários da UBSs que já participaram dos encontros elogiaram a iniciativa.

“A apresentação foi muito clara e me tirou muitas dúvidas. Acho que deveríamos ter mais reuniões assim para que possamos conhecer um pouco mais de perto os pacientes”, disse Ana Maria de Fátima Ferreira Trigueiro, que tem 60 anos e é uma das representantes da sociedade no CGU da UBS Resolve do Jardim Satélite, na região sul.

Adelaide de Fátima Siqueira, que tem 52 anos e é representante dos trabalhadores no mesmo CGU, considera que a ação ajudará a aprimorar, ainda mais, o serviço prestado à população.

“Os indicadores e a reunião nos dão outra visão, pois nos ajudam a entender outras formas de acolher os munícipes.”

Gestão à Vista

Todas as 40 UBSs Resolve e as 5 USFs (Unidades de Saúde da Famílias) presentes em todas as regiões da cidade têm o projeto Gestão à Vista.

A iniciativa consiste na instalação, em local visível ao público, de um painel que mostra os indicadores epidemiológicos da unidade, permitindo o monitoramento constante e atualizado da situação de saúde da população de sua área de abrangência.

A Secretaria de Saúde utiliza esses indicadores para avaliar a qualidade da assistência prestada ao munícipe. São taxas ou índices que mostram, por exemplo, dados de mortalidade, internação, cobertura vacinal, doenças mais comuns, consultas, exames e cirurgias realizadas, entre outros.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×