Aluno da Univesp vence desafio internacional de Hackathon
03/10/2023 15:23
Aluno da Univesp em São José vence desafio internacional de Hackathon
Da esquerda para a direita, os alunos: Welme Rodrigues de Souza, Guilherme Cordeiro Peixoto, Lucas Amorim Lopes, Aislan Ribeiro Greca, Renato Angelo - Foto: Divulgação

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O estudante do curso de Ciência de Dados da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), polo do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, Aislan Ribeiro Greca, conquistou o primeiro lugar no desafio "Challenge 1: Leveraging Brazilian Expertise for Sustainable Innovation in Austria", no Hackathon Samba Meets Waltz.

O evento, que teve como objetivo conectar Brasil e Áustria, reuniu diversos brasileiros para colaborar em soluções inovadoras voltadas a desafios reais de empresas austríacas. Além de Aislan, a equipe contou com os participantes Welme Rodrigues de Souza, Guilherme Cordeiro Peixoto, Lucas Amorim Lopes e Renato Angelo.

O Hackathon "Samba Meets Waltz" ocorreu nos dias 2 e 3 de setembro de 2023, em formato on-line, e proporcionou uma plataforma para indivíduos de diversos backgrounds colaborarem e criarem soluções para alguns dos desafios mais urgentes do mundo.

O evento foi proposto pela Advantage Austria, agência de promoção comercial da Câmara Federal de Economia da Áustria, que gera oportunidades de negócios internacionais e promove produtos e serviços de empresas austríacas em todo mundo, em parceria com a Comunidade Hackathon Brasil. 

Como prêmio, os integrantes ganharam R$ 5 mil e uma viagem com tudo pago para o país europeu, entre os dias 2 e 6 de outubro. O desafio foi destinado a pessoas com domínio da língua inglesa, com idade entre 18 e 44 anos, em sua maioria, estudantes, profissionais da área de tecnologia e empreendedores digitais.

Aislan Greca e seu grupo se destacaram em ação que busca aproveitar a expertise brasileira para inovação sustentável na Áustria. 

De acordo com o aluno, a iniciativa é favorável para o networking com profissionais e empresas de renome no cenário europeu.

"A experiência é fantástica. Foi muito interessante participar do Hackathon e entregar em 48 horas um trabalho inovador com pessoas desconhecidas, com foco em um objetivo comum. A Áustria está em busca de mão de obra na área de tecnologia” afirmou Aislan.

Com informações da Univesp


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

×