Sheila Faria
Secretaria de Saúde
A partir da noite desta segunda-feira (13) e até a noite de sábado (18), o Arco da Inovação, cartão postal de São José dos Campos, estará iluminado com a cor roxa, para chamar a atenção sobre o Dia Mundial da Prematuridade, comemorado no próximo dia 17.
No Hospital Municipal, que também terá a fachada iluminada de roxo no dia 17, a data está sendo lembrada desde o início de novembro, com a entrada da UTI Neonatal enfeitada com bexigas, frases e banner. A unidade cuida de bebês prematuros, desde os extremos, que nascem com 24 e 25 semanas de gestação, muito antes do período ideal, de 40 semanas.
Para o sábado, a UTI Neonatal prepara um piquenique no Parque da Cidade, às 9h30 horas, à sombra da famosa árvore da chuva, com as famílias dos prematuros que foram atendidos no hospital.
Estão sendo esperadas 200 pessoas. Será um momento de descontração para famílias e profissionais do HM comemorarem a superação dos prematuros após dias difíceis no tratamento intensivo.
Quem está preparado para esse encontro é o Patrick, que faz 1 aninho em 20 de dezembro. Ele nasceu com 24 semanas de gestação e morou por 5 meses na UTI Neonatal do HM junto com os pais, que estavam com ele todos dias. “Nossos prematuros são vidas especiais, pessoas que amamos infinitamente”, disse a mãe do Patrick, Gracieli Damázio.
Patrick com quase 1 ano e na UTI Neo (acima), com os pais
"Tenho gratidão a Deus e por todo cuidado, amor e carinho que recebi dos especialistas no Hospital Municipal. Meu filho nasceu prematuro com 7 meses e está saudável e feliz em casa com nossa família!", disse Vanessa Renata Dias de Oliveira, mãe do Rafael, que ficou 45 dias na Neonatal.
Vanessa e o filho Rafael
Para a pediatra Márcia Osiro, coordenadora médica da Neonatologia do Hospital Municipal, é importante dar visibilidade ao assunto, principalmente para informar sobre causas e consequências da prematuridade.
O ideal é que a gestante tenha feito um planejamento familiar, o pré-natal completo e tenha cuidado da saúde. Gestantes adolescentes e com doenças gestacionais têm maior risco de terem bebês prematuros”, afirmou a médica.
Humanização
O foco da equipe é um atendimento cada vez mais humanizado, buscando incluir os pais na rotina do seu bebê dentro da UTI, onde eles podem ajudar nos cuidados e são encorajados a praticar o posicionamento canguru, quando o bebê fica no colo do pai ou da mãe, com contato pele a pele.
Uma vez por semana, acontece o encontro do Grupo Laços, uma roda de conversa entre equipe médica, enfermagem e de psicologia para ouvir as dificuldades e angústias das famílias geradas pela internação na UTI, e tentar ajudá-las.
A UTI Neonatal do Hospital Municipal é referência em atendimentos de alta complexidade, em neurocirurgias e cirurgias pediátricas e no atendimento a bebês prematuros. A média de atendimento é de 40 bebês por mês.
A unidade também conta com o Banco de Leite Humano do Hospital Municipal, que garante o abastecimento para todos os prematuros da UTI Neonatal.
O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.