PM recupera veículo em 50 minutos com apoio do CSI
Atualizado em 17/03/2023 - 18:07
CSI - Centro de Segurança e Inteligência. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 12-09-2022
Câmeras do CSI fizeram o monitoramento do veículo e auxiliaram a PM na ocorrência - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Celso Gomes
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Por volta das 10h30 desta sexta-feira (17), a Central 190 da Polícia Militar recebeu a ligação com a queixa de furto de um veículo sedã na cor prata, na região sul de São José do Campos. Em exatos 50 minutos, o carro foi recuperado em Mogi das Cruzes.

A partir da comunicação do furto, a placa do veículo foi cadastrada no sistema integrado das forças de segurança e o carro passou a ser monitorado pelas câmeras inteligentes do CSI. Da região sul, o veículo acessou a avenida Mário Covas sentido Rodovia dos Tamoios, logo depois entrou na Rodovia Carvalho Pinto sentido São Paulo.

As equipes da PM solicitaram o apoio do helicóptero Águia e comunicaram os comandos das cidades de Jacareí e Guararema da ocorrência. Na entrada de Mogi das Cruzes, a PM local abordou o veículo e efetuou a prisão do motorista e o conduziu à Polícia Civil, onde permaneceu preso.

São José Unida

O trabalho integrado entre as forças de segurança acontece por meio do Programa São José Unida, criado pela Prefeitura em 2017 com o objetivo de evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade no município. Participam a Guarda Civil Municipal, DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais), agentes de Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Detran-SP e o Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), da Polícia Militar.

Denúncias

Em caso de qualquer situação de furto, roubo ou risco à segurança, atos de vandalismo ou informação de crimes e pessoas desaparecidas, a população deve ligar nos canais que funcionam 24h como o 190 (Polícia Militar) ou 153 (Guarda Civil Municipal).