Mutirão de exames marca início de programa de saúde da mulher
17/03/2023 17:08
Atendimentos pelo ambulatório da Mulher no Hospital Municipal
O atendimento começa neste sábado (18) nas UBSs Resolve das regiões norte, oeste e centro - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Saúde

Começa neste sábado (18) em São José dos Campos a realização de uma série de exames preventivos voltados à saúde da mulher.

A ação será realizada pela Prefeitura das 8h às 12h, nas UBSs Resolve das regiões norte (Vila Paiva, Altos de Santana, Telespark, Santana, Buquirinha, Bonsucesso e Alto da Ponte), oeste (Limoeiro e Jardim das Indústrias) e centro (Vila Maria, Centro 1 e Centro 2).

O mutirão volta a ser realizado no dia 25, no mesmo horário, nas UBSs da região leste. No dia 1º de abril, o atendimento será nas unidades das regiões sul e sudeste.

A iniciativa faz parte do programa Bem me Quero, que prevê a ampliação do acesso aos serviços de promoção da saúde feminina. Neste mês, estão previstas 200 mamografias extras, 120 cirurgias ginecológicas e 3.000 vagas para ultrassom de mama e transvaginal.

Para a redução da mortalidade, é imprescindível o diagnóstico precoce. Atualmente, a avaliação oncológica clínica leva em torno de 7 a 10 dias. Por mês, 15 mulheres são diagnosticadas com câncer de mama no município.