Eugênio de Melo ganha primeira pista de skate modular
Atualizado em 17/03/2023 - 11:44
Pista de Skate Modulares no Centro Comunitário em Eugênio de Melo
A nova pista de skate modular é compatível à prática da modalidade street e ocupa uma área de 375 metros quadrados - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Os amantes do skate em São José dos Campos contam com mais um equipamento para a prática da modalidade. O Poliesportivo de Eugênio de Melo, na região leste, acaba de receber a primeira pista de skate modular da cidade, instalada por meio do projeto 100% Esporte para Todos, em parceria com o governo do Estado.

A obra de instalação foi concluída nesta quinta-feira (16) e a pista já foi liberada para uso dos esportistas.

Uma segunda pista modular também está sendo instalada no Parque da Cidade, em Santana, e deverá ser liberada para uso na semana que vem.

Os novos espaços são compatíveis à prática da modalidade street. Antes de receber a pista modular, o espaço recebeu uma base de sustentação de concreto.

Os equipamentos modulares ocupam uma área de 375 metros quadrados (25mx15m) e contam com uma rampa de 45º, uma rampa quarter de 4,8m, uma rampa quarter de 6m, uma rampa jump ramp e uma rampa spine.

Cada módulo do street park custou R$ 198.923,08, recurso do governo do Estado. A contrapartida da Prefeitura foi a execução das bases, ao custo de R$ 114.837,57.

Ampliação

A construção das novas pistas amplia as ações da Prefeitura no incentivo à prática do esporte. No ano passado, teve o início o programa Skate na Cidade, em oito unidades esportivas, que possibilita o empréstimo de skates e equipamentos de segurança para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos para a atividade recreativa.

Além do skate, são oferecidos capacetes e kits de segurança nos tamanhos P, M e G, como cotoveleira, joelheira e protetor de punho. Para participar do projeto é só fazer o cadastro no aplicativo São José Viva.

Além do programa Skate na Cidade, a Prefeitura também entregou no ano passado a pista totalmente revitalizada na Rua Cidade de Lima, s/n, na Vista Verde, região leste. O espaço foi reformado por meio do programa de parcerias com o governo do Estado, ao custo de R$ 181.539,22 e recebeu novas rampas, sinalização e pintura, além de ser totalmente iluminada.