Prefeitura alerta para o risco de leptospirose na época de chuvas
Atualizado em 16/03/2023 - 10:13
UBS RESOLVE JD SATELITE - 30-01-2019 - LUCAS CABRAL
Ao sentir os sintomas procure imediatamente por uma unidade de saúde mais próxima - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Paula Paz
Secretaria de Saúde

Na estação mais quente do ano, é comum a ocorrência de tempestades que ocasionam enchentes e inundações.

As enchentes trazem alguns riscos para a população, caso da leptospirose, que é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.

Infelizmente, o risco não desaparece depois que o nível das águas baixa, pois a bactéria continua ativa nos resíduos úmidos durante bastante tempo.

Cuidados

Se o local foi invadido pela água e por lama, após as águas baixarem, retire a lama e desinfete o ambiente, proteja-se com botas de borrachas ou outro tipo de proteção para as pernas e braços.

Lave com água e sabão os pisos, as paredes, as bancadas e os objetos caseiros desinfetando após com água sanitária (Hipoclorito de Sódio a 2,5%) na proporção de 1 xícara de chá (200 ml) do produto para 1 balde de 20 litros de água; umedeça um pano na solução e passe nas superfícies, deixando secar naturalmente.

Todos os alimentos e remédios que foram molhados devem ser descartados. Se a caixa d’agua foi invadida, não use essa água antes da desinfecção do reservatório.

Sintomas

É preciso estar atento aos sintomas de febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas, e procurar imediatamente uma UBS Resolve ou Unidade de Pronto Atendimento mais próxima para atendimento.

Prevenção

A Prefeitura de São José dos Campos investiu, nos últimos dois anos, R$ 116 milhões em obras de infraestrutura preventivas contra enchentes em todas as regiões da cidade. O pacote inclui construção de galerias de águas pluviais, pavimentação e desassoreamento de rios, lagos, córregos e canais.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×