Servidores recebem capacitação para podas de árvores
15/03/2023 15:29
Curso de poda de árvores para servidores municipais
Equipes aprenderam mais sobre técnicas para realizar uma poda correta e eficiente - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos está promovendo nesta semana capacitação para a realização de podas de árvores. O objetivo é qualificar ainda mais o trabalho das equipes, evitando que as árvores sejam danificadas durante o processo e garantir que continuem saudáveis após a realização do serviço. 

Os treinamentos tiveram início nesta terça-feira (14) e seguem até a próxima quinta-feira (16), sempre das 7h30 às 16h. No período da manhã, é ministrada a parte teórica do curso. A prática fica para o período da tarde.

Além de abordar as técnicas para executar uma poda correta e eficiente, o treinamento também foca na questão da segurança, reforçando a importância de utilizar os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e isolar a área antes de iniciar o trabalho para garantir a integridade dos munícipes ao redor. 

Isaías da Rocha, operador de motosserra, valorizou os aprendizados do curso. "Está sendo muito bom pra tirar as dúvidas que nós temos e aprendermos mais sobre este procedimento. Acredito que vai beneficiar a todos da equipe e também a população, que vai receber um serviço ainda melhor." 


Podas são realizadas no solo e também em altura | Foto: Adenir Britto/PMSJC

As turmas são formadas por equipes das regionais da Secretaria de Manutenção da Cidade, Administração Distrital (Eugênio de Melo e São Francisco Xavier), Urbam (Urbanizadora Municipal), técnicos da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e também de empresas terceirizadas. A Concessionária EDP Energia, acionada quando a árvore está em áreas eletrificadas, terá um dia específico agendado para o treinamento.

Solicitações de podas

Podas de árvores em calçadas e áreas públicas devem ser solicitadas através do 156. Solicitações relacionadas a denúncias de danos a árvore, poda irregular, ou a comunicação sobre a queda de uma árvore, também podem ser feitas via Central 156.

Solicitações de retiradas

Para solicitar avaliação de retirada de árvore em calçadas e áreas públicas é necessário solicitar uma autorização, através de abertura de processo nos postos de protocolo da Prefeitura ou no 6º andar do Paço Municipal (Rua José de Alencar, 123) e seguir as seguintes etapas:

Pessoa física

  1. Requerimento padrão para abertura de processo;
  2. Justificativa do pedido;
  3. RG e CPF do requerente;
  4. Documento do imóvel (escritura ou IPTU) constando o nome do requerente, se  imóvel locado, contrato de locação;
  5. Quando da apresentação de contrato de locação, deverá também ser apresentado documento assinado pelo proprietário constando sua anuência da solicitação;
  6. Caso a solicitação de retirada seja devido à obra no local, apresentar o numero do processo de alvará de construção, pequenas reformas ou pavimentação, nos casos aplicáveis à cada assunto; 
  7. Caso o solicitante não seja o proprietário, deverá apresentar procuração;
  8. Fotos da árvore.

Pessoa jurídica

  1. Requerimento padrão para abertura de processo;
  2. Justificativa do pedido;
  3. Documento de identificação com foto do requerente ou o do representante legal da Empresa munido de procuração, registrada em cartório;
  4. Documento oficial da  Empresa; declaração de firma individual ou contrato social com a ultima alteração ou ATA da constituição da empresa/condomínio;
  5. Documento do imóvel (escritura ou IPTU);
  6. Caso a solicitação de retirada seja devido à obra no local, apresentar o numero do processo de alvará de construção, pequenas reformas ou pavimentação, nos casos aplicáveis à cada assunto; 
  7. Caso o solicitante não seja o proprietário, deverá apresentar procuração;
  8. Fotos da árvore.

No caso de avaliação para retiradas em áreas particulares, o procedimento consiste em:

Pessoa física: apresentar RG, CPF, Documento do imóvel (escritura ou IPTU constando o nome do requerente) e a justificativa por escrito do motivo da retirada da árvore.

Pessoa jurídica: apresentar documento da empresa, justificativa por escrito do motivo da retirada da árvore. Se a supressão for devido a obra no local, apresentar alvará de construção e projeto de construção com as árvores já alocadas; laudo de caracterização da vegetação arbórea com recolhimento da ART do profissional habilitado.

A execução do serviço de supressão ou poda em área particular é de responsabilidade do proprietário, após obter autorização expedida pela Prefeitura.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×