Escolas recebem psicólogos para atendimento educacional
09/03/2023 11:44
Escolas municipais recebem psicólogos para atendimento educacional. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 09-03-2023
O atendimento é realizado em grupos e foca no aprendizado dos alunos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Educação e Cidadania

A partir desta semana, as 67 escolas municipais de Ensino Fundamental de São José dos Campos contam com mais um serviço disponível aos alunos: o atendimento de psicólogos para os estudantes que tiveram seus direitos violados ou se encontram em situação de vulnerabilidade, com prejuízos no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Semanalmente, 20 profissionais irão visitar as unidades escolares, com foco no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, por meio de ações efetivas de orientação de estudo e acompanhamento da frequência.

O serviço é uma das metas do Plano de Gestão 2021-2024 em prol de um atendimento mais completo na Educação municipal.

Foco na aprendizagem

O trabalho do psicólogo faz parte das ações do Setor de Orientação Educacional da rede de ensino municipal, que conta também com os orientadores educacionais e assistentes sociais nas escolas.

Os psicólogos irão atender alunos com alterações emocionais e comportamentais que geram prejuízos na aprendizagem e grupos que apresentem comportamentos nocivos que causam prejuízo no desenvolvimento da aprendizagem.

"Primeiramente, nós estabelecemos um vínculo de confiança com os alunos, para que eles se sintam à vontade durante a conversa. Esse acolhimento traz uma resposta positiva no desempenho escolar do aluno, o que acaba sendo benéfico também para os pais e toda a comunidade"; explica o psicólogo Carlos Eduardo Xavier Lopes.

"Quando o aluno vai fazer uma prova e tem um 'branco', por exemplo. Muitas vezes isso pode estar ligado a uma questão emocional, de nervosismo ou ansiedade, que em conjunto com a equipe escolar, nós podemos ajudá-lo a lidar"; complementa o psicólogo.

Carlos é um dos 20 profissionais que irão atuar nas escolas municipais

O SOE atua nas escolas municipais visando sempre o desenvolvimento integral dos alunos, evidenciando a importância da escola e do estudo, acompanhando frequência nas aulas, orientando sobre o desenvolvimento na aprendizagem, com olhar individualizado para a necessidade de cada estudante, e ainda reconhecendo e incentivando o protagonismo.