Ciclovia da GM vai interligar bairros da região leste
08/03/2023 17:54
Liberada ordem de serviço para a construção da ciclovia da GM. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 07-03-2023
Nova ciclovia vai interligar viaduto da Vista Verde ao Eugênio de Melo - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos vai dar início à construção da ciclovia e ciclofaixa da GM, que ligará o viaduto do Vista Verde até a SP-62, no distrito de Eugênio de Melo. Serão mais oito quilômetros de sistema cicloviário interligando bairros da região leste, garantindo segurança para quem pedala e estimulando o uso da bicicleta como meio de transporte.

A obra será executada pela empresa Ribeiro Aquino Pavimentadora e Construtora LTDA, que venceu a licitação com valor de R$ 3,266.394,71. O prazo é de seis meses.

A mobilização da equipe para o início das obras acontece a partir desta quinta-feira (9), entre as portarias 1 e 3 da GM, em trechos sem interferência de árvores e postes.

Trajeto

A ciclovia sairá da avenida General Motors, próxima ao viaduto da Vista Verde, até a ciclovia existente no cruzamento da rua General Eugênio de Augusto Melo com a Estrada Velha Rio São Paulo, no Eugênio de Melo.

Somada aos trechos de ciclovia já existentes, o corredor cicloviário chegará a dez quilômetros e permitirá a conexão com bairros como Vista Verde, Jardim Diamante, GM, viaduto Santa Inês, Jardim das Flores, Eugênio de Melo, Jardim Ipe, Jardim Itapoã e Galo Branco.

E já tem gente esperando pela nova ciclovia. Morador do bairro Santa Inês 1, o porteiro José Roque Queres, 58 anos, pretende utilizar o novo trajeto cicloviário. “Estava precisando muito, porque o movimento de carros é alto, então fica complicado para quem anda de bicicleta. Gostei dessa ideia. É uma forma de respeito ao ciclista que tem sempre que estar atento aos motoristas.”

Mapa cicloviário

Atualmente, São José conta com 158 quilômetros de sistema cicloviário. Além das obras viárias que já nascem com ciclovias, também estão previstos investimentos específicos em outras obras do sistema cicloviário.

Na região norte, a ciclovia de São Francisco Xavier, que vai ligar o bairro dos Remédios ao centro do distrito em um percurso de 4,5 quilômetros, está em fase final de obras.

Também em execução, o sistema cicloviário do bairro Chácaras Reunidas terá 5,4 quilômetros de extensão, com a conclusão do bairro ciclável. Ainda na região sul, a rua Santarém, no Parque Industrial, terá passeio compartilhado com 1,8 quilômetros.

O pacote cicloviário também prevê a ciclovia que irá ligar o DCTA ao bairro São Judas Tadeu, em um percurso de 8 quilômetros.

Em projeto, a ampliação do sistema cicloviário do Anel Viário, que terá cerca de 7,4 quilômetros e que vai ligar a avenida Sebastião Gualberto ao Centro da Juventude.