São José investe R$ 116 milhões em obras contra enchente
Atualizado em 03/03/2023 - 11:03
Obra de drenagem no bairro Vale do Sol. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 01-03-2023
No Vale do Sol, um inovador sistema de detenção acoplado está sendo instalado na praça Bahia de São Salvador - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A Prefeitura de São José dos Campos investiu, nos últimos dois anos, R$ 116 milhões em obras de infraestrutura preventivas contra enchentes em todas as regiões da cidade.

O pacote inclui construção de galerias de águas pluviais, pavimentação e desassoreamento de rios, lagos, córregos e canais.

Objetivo dessas obras é solucionar problemas decorrentes do excesso de chuva, como os que ocorrem neste início de ano.

E o resultado positivo já acontece onde as ações foram concluídas pela Prefeitura. É o caso da praça Hélio Augusto de Souza, no Jardim das Indústrias, região oeste da cidade. O serviço encerrou um antigo problema dos moradores.

A praça Hélio Augusto de Souza, no Jardim das Indústrias. Foto: Cláudio Vieira / PMSJC

A força-tarefa contra enchentes ainda incluiu obras nos bairros Jardim Satélite, Torrão de Ouro, Bosque dos Eucaliptos e Vale dos Pinheiros.

Inovação

Uma obra que, depois de pronta, irá solucionar um antigo problema de enchente, fica no bairro Vale do Sol, região sul da cidade. Um inovador sistema de detenção acoplado está sendo instalado na praça Bahia de São Salvador para acabar de vez com as enchentes no local.

Foto: Cláudio Vieira / PMSJC

Outra solução inovadora foi na construção da Linha Verde, que incluiu obras de drenagem, dividindo o volume de águas em redes e permitindo maior vazão das águas pluviais. Foram 7,4 quilômetros de redes novas e outros 1,4 quilômetro de redes substituídas.

Na avenida João Marson, na Vila Industrial, na região leste da cidade, a Prefeitura recuperou em tempo recorde (15 dias) a galeria de águas pluviais. Havia uma previsão inicial de 30 a 40 dias para a realização da obra.

Jardim Augusta

Se for levado em conta os investimentos anteriores, o saldo é ainda mais positivo. Em 2018, por exemplo, a Prefeitura realizou a obra antienchente no Jardim Augusta, cujo investimento foi de R$ 8,2 milhões, financiados pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

E a Prefeitura de São José dos Campos segue trabalhando para resolver, o mais rapidamente possível, outros pontos de alagamento pela cidade.