Museu Vivo celebra o Dia do Brincar no domingo
26/05/2023 11:19
MUSEU VIVO - DIA 28 MAI
Benê maneja um pião de chicote e no domingo vai compartilhar esta brincadeira no Museu Vivo especial - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A brincadeira comandará as atividades do Museu Vivo deste domingo (28), no Museu do Folclore de São José dos Campos, data em que se comemora o Dia Internacional do Brincar. Representantes da cultura popular compartilharão com o público seus saberes e fazeres voltados ao tema. 


Miguel Santos, palhaço Bambulino

Um deles é o mineiro Miguel Safe Santos (Bambulino), 40 anos, brincante, palhaço, comunicólogo e educador, que convidará o público para uma vivência de brincadeiras. “Quando estou em atividade, observo a reação do público para poder dar o próximo passo, eu sou um facilitador”, explica.

Outro participante do encontro será o joseense Benedito Domingos dos Santos (Benê), 63 anos, que mostrará suas habilidades com dois brinquedos tradicionais que ele mesmo produziu: o pião de chicote e a peteca.

Benê é um mestre da cultura popular, filho da figureira Lili Figureira (já falecida); e reúne diferentes saberes como artesão, figureiro, Luthier (construção de instrumentos), bonequeiro (pela técnica do empapelamento), professor e fotógrafo. 


Regina Souza fará pão de mel

A terceira convidada é Regina Souza, 56 anos, também joseense. Regina fará uma receita de pão de mel, que aprendeu com uma amiga de Santa Catarina, quando trabalhou por lá. “Ela gostava muito de cozinhar e me ensinou a fazer o pão de mel, que acabo fazendo para a família e amigos”, explica.

Programa e gestão

Os encontros do Museu Vivo acontecem todos os domingos à tarde, das 14h às 17h, na área externa do museu. A atividade é gratuita e aberta ao público, como forma de dar visibilidade aos fazedores e valorizar seus saberes populares, em particular nas áreas de artesanato, culinária e música.

A gestão do Museu do Folclore é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. O museu é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está localizado no Parque da Cidade desde 1997.

 

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org

 


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×