Atleta do São José Basket é convocado para Seleção sub-19
25/05/2023 16:26
Gabriel Caldeira - basquete AC
Gabriel vai integrar o grupo de 15 atletas que vai treinar para a Copa do Mundo de Debrecen, que acontecerá entre os dias 24 de junho a 2 de julho - Foto: Divulgação


Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O armador Gabriel Caldeira, do São José Basketball/Atleta Cidadão, foi convocado para a  Seleção Brasileira sub-19 masculina para os treinos visando a Copa do Mundo de Debrecen, na Hungria, que acontecerá entre os dias 24 de junho a 2 de julho.

Ao todo, 15 atletas foram convidados para a sessão de treinos, que serão realizados em São Paulo, de 1º a 15 de junho. Três jogadores serão cortados da lista final, enquanto os demais seguem viagem para a disputa do torneio.

Este mesmo grupo de atletas foi vice-campeão da Copa América sub-18, em 2022, quando ganharam a vaga para o mundial. Gabriel chegou ao São José no final do último ano, vindo do Palmeiras, e participou de quatro partidas no último NBB.

Visto como uma das principais promessas da nova geração do basquete brasileiro, Caldeira destaca que a integração entre a base e a equipe principal do São José é parte importante na sua formação como jogador.

“Estou bem ambientado na cidade. Estar no São José me ajuda por estar treinando com caras de nível melhor que o meu, e isso acaba fazendo eu subir o meu nível também, para poder estar entre eles. Aqui tive a oportunidade de trabalhar com grandes jogadores que me ajudaram bastante nessa evolução e acrescentaram muito na minha carreira”, afirmou.

Caldeira também aponta que a expectativa é por mais uma grande campanha vestindo a camisa da Seleção Brasileira. “Vamos fazer história nesse campeonato. A gente sempre vai para vencer, é um grupo muito unido, e espero aprender bastante com toda a comissão também. Representar meu país é uma sensação incrível. Quando toca o hino chega a arrepiar, é uma coisa inexplicável”, disse.

Copa do Mundo

Ao todo, 16 países jogam o torneio, sendo divididos em quatro grupos com quatro seleções em cada. O Brasil está na Chave C do torneio, ao lado de Sérvia, Japão e Egito. Todas as equipes avançam para a segunda fase, quando o Grupo C, do Brasil, cruza com o Grupo D, de Argentina, Hungria, Turquia e Coreia do Sul, da seguinte forma: C1 x D4, C2 x D3, C3 x D2 e C4 x D1.

A partir daí, teremos as quartas de final e os demais confrontos eliminatórios.

Foto: Léo Lenzi/Agência NTZ

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

×