Quase 9.000 pessoas passam pelo Museu do Folclore até abril
11/05/2023 15:53
VISITANTES DE ABRIL DE 2023
Integrantes da Obra Social e Assistencial São Lucas, de São José, participam de atividade na área externa do museu - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Um total de 8.834 pessoas passou pelo Museu do Folclore de São José dos Campos de janeiro a abril deste ano. O número engloba visitantes da exposição de longa duração e participantes de programas e projetos realizados ao longo do período.

Em abril, 1.964 pessoas visitaram a exposição, sendo 1.180 de São José, 479 de outros 12 estados e 75 municípios; e 5 do exterior (Bolívia - 2, País de Gales - 2 e Irã - 1).

As demais pessoas participaram de atividades como Museu Vivo (584), Terças com Museologia (38) e Rodas de Artesanato (20). Outras 98 também visitaram a Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni.

Destaques


Grupo da Obra Social São Lucas reuniu 70 pessoas, maioria idosa

Entre as visitas realizadas, destaque para um grupo de 70 pessoas, com idade entre 30 e 85 anos, da Obra Social e Assistencial São Lucas, de São José. As pessoas conheceram a exposição e participaram de atividades externas, coordenada pela equipe do Educativo do museu.

Os amigos Vanessa Martins e seu filho Guilherme Martins, Gilberto Medeiros (de Mogi das Cruzes), Suely Araújo de Sousa e Moacir Araújo de Sousa (de Sergipe), pesquisador sobre o bordado da região onde mora, também chamaram atenção.

O grupo estava visitando a cidade pela primeira vez e aproveitou para conhecer o Parque da Cidade e o Museu do Folclore. “Gostamos muito da exposição, principalmente da Sala das Identidades”, disse Moacir.

Junto com eles estavam Arianny Caroline Souza Lage e Matheus Ramos Lopes, de Recife (PE), que tinham acabado de chegar de Dublin (Irlanda). Matheus já morou em São José e aproveitou para mostrar os pontos turísticos para Arianny.


Vanessa e seu filho Guilherme, Gilberto Medeiros, Suely Araújo de Sousa, Moacir Araújo de Sousa, Arianny Caroline Souza Lage e Matheus Ramos Lopes

Visitas e gestão

As visitas ao Museu do Folclore são gratuitas e podem ser feitas de terça a domingo, das 9h às 17h. Visitas em grupo devem ser agendadas previamente pelo site do museu (www.museudofolclore.org). A biblioteca pode ser utilizada, também de forma gratuita, de segunda a sexta das 9h às 17h.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

 

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×