Prefeitura realiza Conferência Municipal de Assistência Social
Atualizado em 23/06/2023 - 13:32
Material da campanha da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social de 2023, com o tema “Reconstrução do SUAS (Sistema Único da Assistência Social): o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
A conferência será realizada no Cefe (Centro de Formação do Educador) - Foto: PMSJC

Lucas Lemes
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos realiza, a partir do dia 7 de junho, as Pré-conferências Municipais de Assistência Social que compõem a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social. Neste ano, terá como tema a “Reconstrução do SUAS (Sistema Único da Assistência Social): o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

A Conferência Municipal de Assistência Social será realizada na primeira segunda-feira de julho, dia 3, das 8h às 17h, no Cefe (Centro de Formação do Educador).

As Conferências de Assistência Social são momentos de avaliação. A representação da sociedade civil se soma à representação do poder público para fortalecer esta política pública e garantir o exercício do Controle Social.

Neste ano, serão abordados 5 eixos, definidos na Resolução nº 90 do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, de 21/12/2022.

EIXO 1 – Financiamento
Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais contemplando as especificidades regionais do país.

EIXO 2 – Controle social
Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.

EIXO 3 – Articulação entre os segmentos
Como potencializar a participação social no SUAS?

EIXO 4 – Serviços, programas e projetos
Universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS.

EIXO 5 – Benefício e transferência de renda
A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

Os eixos estabelecidos pelo CNAS serão debatidos no município em Pré-conferências descentralizadas, onde serão construídas as propostas a serem apresentadas e deliberadas pelos delegados na Conferência Nacional. A participação nas Pré-conferências poderá ser online ou presencial para o público. E a inscrição deve ser feita neste link.

Para que possam votar nas proposituras no dia da Conferência, é necessária a participação dos munícipes interessados em, ao menos, uma pré-conferência.

O calendário de Pré-conferências inicia-se a partir do dia 7 de junho. Confira a programação municipal:

17/5 - 13h30 às 17h

CEFE - Centro de Formação do Educador
Av. Olivo Gomes, 250 - Santana, São José dos Campos - SP

Consulta Pública

O regimento interno da 13ª Conferencia Municipal de Assistência Social está disponível para consulta pública para que a população possa sugerir mudanças ou nova redação de texto no período de 01 a 20 de Junho de 2023, no site da Prefeitura de São José dos Campos, e previamente aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social em reunião ordinária realizada em 16 de Maio de 2023.
As sugestões de alteração do regimento interno poderão ser encaminhadas para o e-mail "cmas13conferencia@sjc.sp.gov.br". Caso haja sugestões, o CMAS deliberará sobre a alteração do regimento em reunião no dia 21 de junho de 2023 e publicará, a partir do dia 22 de junho de 2023, o Regimento Interno Final aprovado para a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de São José dos Campos/SP.

Regulamentação - Conferência Nacional de Assistência Social de 2023

Resolução - Convocação da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social

Orientações aos CMAS 2023 Conferências Municipais

Nota Técnica CNAS - Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome