Sheila Faria
Secretaria de Saúde
A Hotelaria Hospitalar do Hospital Municipal, responsável pela Gestão Ambiental, acionou as equipes de Recursos Humanos e Medicina do Trabalho para juntas realizarem ações no mês do Meio Ambiente.
Em uma área restrita a colaboradores foram montados pequenos estandes para mostrar o que o HM já faz pela sustentabilidade. O evento aconteceu na segunda (19) e nesta terça (20) para que todas as equipes pudessem participar.
Teve degustação de doces e chás com receitas saudáveis feitas a partir de cascas de frutas, feitos pela equipe de Alimentação e Nutrição do hospital, aproveitando produtos que seriam descartados. Foram servidos cupcakes de casca de maçã, doce de casca de melão amarelo e chá de casca de abacaxi com especiarias.
A equipe de eletricistas respondeu perguntas sobre ações sustentáveis, como a substituição das lâmpadas comuns por LED em todo o hospital, que gerou economia e melhorou a iluminação.
O que alguns não sabiam é que o HM já testa o uso da energia solar com placas fotovoltaicas instaladas em um setor, preparando o hospital para gerar energia limpa.
“Também cuidamos da segurança dos equipamentos do hospital, alguns são bem complexos e precisam estar protegidos de curtos-circuitos”, disse o eletricista Rodrigo Cordeiro dos Santos.
Para Valdirene Ramos de Araújo, gerente de Hotelaria Hospitalar do HM e organizadora do evento, não poderia faltar uma abordagem sobre a poluição dos oceanos, que tem aumentado ano a ano.
A ideia foi simular uma pescaria de objetos inapropriados jogados no mar. “Eu pesquei e tirei do oceano uma garrafa de plástico”, disse a psicóloga Stéphanie Melo.
A Árvore dos Desejos chamou a atenção dos visitantes. Com pedaços de papel, cada participante podia colocar um desejo nos galhos de uma árvore desenhada.
“O desejo tem que ser algo para melhorar ainda mais o ambiente de trabalho, o equilíbrio e a saúde emocional das equipes, para que o atendimento aos nossos pacientes seja sempre muito bom”, disse a enfermeira Cecília dos Santos.
O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação para o Desenvolvimento da Medicina).
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
Prefeitura SJC
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.