Educação Empreendedora envolve crianças com projetos práticos
21/06/2023 15:38
Educação Empreendedora na EMEFI Antonio de Palma no Parque Nova Esperança
Anos Iniciais das escolas de Ensino Fundamental Integral trabalham temas variados - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A Educação Empreendedora faz parte do currículo e das ações na rede municipal de São José dos Campos e tem sido ampliada neste ano pela Prefeitura. A parceria com o Sebrae no programa Jepp (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) tem sido estendida para mais de 38 mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, um crescimento de 61% em relação ao ano passado.

O Jepp é um projeto idealizado pelo Sebrae e coordenado pelo Cedemp (Centro de Educação Empreendedora) na rede municipal para estimular a cultura empreendedora no ambiente escolar através de práticas de aprendizagem que valorizam a autonomia e protagonismo dos estudantes. 

A abordagem acontece de forma dinâmica com vários temas, como: saúde, bem estar, cuidado com o meio ambiente, criatividade, entre outros. 

Escolas em ação

Os alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) têm entre 6 e 10 anos e aprovam as atividades nas escolas que vão desde jardins sensoriais, divulgação sobre alimentação saudável, com degustação de receitas feitas pelas crianças com auxílio dos professores, brincadeiras e jogos populares, até trabalhos sobre economia criativa, com pesquisa e ideias sugeridas pelos alunos. 

Na Emefi Profº Antônio Palma Sobrinho, no Parque Nova Esperança, na região leste, a tarde desta terça-feira (20) foi agitada com atividades práticas que envolveram as turmas por meio das propostas do JEPP. Após estudo sobre a importância da natureza na alimentação, os alunos do 2º ano compartilharam aprendizados com os colegas e saborearam juntos uma receita saudável e natural, suco verde, com couve, limão e mel, apelidado por eles como “suco do Hulk”. 

“Eu gosto muito de participar do Jepp, a gente aprendeu aqui na escola sobre as plantas, como plantar e cuidar e o que elas nos oferecem de bom. Foi legal apresentar o trabalho para a sala”, comenta Sara Feliciano Gonzaga, 7 anos, do 2º ano.

“Gosto muito de participar do projeto na escola, vimos que as plantas ajudam a gente a respirar e a alimentação saudável nos ajuda a não ficar doentes. Apresentamos para os nossos amigos, sou grata por isso, adorei”, afirmou Mirella Lopes Nunes, 7 anos, do 2º ano. 

Já na sala de Miguel Macedo Ramos, 9 anos, uma turma do 4º ano criou mapas mentais sobre Economia Criativa usando trabalhos manuais, cartazes e chromebook para pesquisas. Outras turmas confeccionaram brinquedos de materiais sustentáveis, com galhos, linhas de costura, entre outros, além dos pequenos que são responsáveis pelo plantio e cuidados com as flores e os jardins sensoriais.

“Falamos sobre economia, várias formas de ganhar dinheiro, mas também sobre como ajudar o mundo e as pessoas, com projetos sustentáveis”, destacou Miguel. 

Para Renata Primeiro, orientadora do Cedemp, a abordagem nas escolas é lúdica visando despertar o interesse dos alunos e trabalhar habilidades e conceitos da educação empreendedora de forma prática, no dia a dia. 

“Os alunos gostam, participam das propostas dos professores e aplicam no dia a dia questões importantes e comportamentos empreendedores, com temas como: planejamento, disciplina, cuidados com a saúde, convivência em grupo, autonomia, protagonismo, tudo de forma leve e divertida”, explicou Renata. 




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