Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Mais de 12.000 pessoas já passaram pelo Museu do Folclore de São José dos Campos nos primeiros cinco meses do ano. Só em maio, 3.245 visitaram a exposição de longa duração e participaram de projetos e programas, como o Museu Vivo, Diálogos sobre o Folclore, Terças com Museologia e Rodas de Artesanato.
As visitas à exposição (espontâneas e agendadas) continuam atraindo o maior número de pessoas, chegando a 2.219 no mês passado. Destas, 1.551 foram de São José, 511 de outros estados (15) e cidades (85) e 9 do exterior (Bélgica 2, França 2, Austrália 1, Bolívia 1, Colômbia 1 e Estados Unidos 1 México 1).
Integrantes da Fundação Cultural de Paraibuna
Destaque para as visitas de representantes da Fundação Cultural Benedito Siqueira e Silva, de Paraibuna, que vieram conhecer, de perto, o funcionamento do museu; e de um grupo de 35 alunos do Colégio Embraer Manoel Juarez Wanderley, que fica no distrito de Eugênio de Melo.
Outras atividades
Com relação às demais atividades de maio, o Museu Vivo foi a que reuniu o maior número de participantes, 725 em quatro edições. A última delas fez parte da programação do projeto Diálogos sobre o Folclore, reunindo oito fazedores numa roda de conversa sobre histórias e usos do fogão à lenha.
Integrantes do Museu Vivo especial sobre fogão à lenha
O Museu do Folclore também participou, em maio, da 21ª Semana de Museus, com uma programação que incorporou atividades do Museu Vivo, Diálogos sobre Folclore e Rodas de Artesanato; além de uma participação no Workshop Desvendando o Desenvolvimento Sustentável nos Museus.
Horários
A exposição de longa duração do museu tem entrada gratuita e pode ser visitada, de forma espontânea, de terça a domingo, das 9h às 17h. As visitas em grupo devem ser agendadas previamente pelo site do museu (www.museudofolclore.org).
As outras atividades acontecem nos seguintes dias e horários: Museu Vivo, todos os domingos à tarde, das 14h às 17h; Terças com Museologia (de forma virtual), toda última terça-feira do mês, das 9h às 10h30; Rodas de Artesanato, toda terça-feira, das 14h às 17h.
Rodas de Artesanato acontecem todas as terças-feiras
O museu também realiza o Ciclo de Natal (entre dezembro e janeiro), Diálogos com o Folclore e Semana dos Museus (em maio), Mês do Folclore (agosto e setembro) e Primavera de Museus (setembro). E, anualmente, sempre no segundo semestre, faz o lançamento de um novo volume do projeto Cadernos de Folclore.
Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e está instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 39247318 ou (12) 3924-7354
www.musedofolclore.org
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.