Fisioterapia hospitalar, um ganho para os pacientes do HM
15/06/2023 15:33
reabilitação HM
Agostinho Oliva foi colocado de pé em uma prancha pelas fisioterapeutas do HM. "Elas me ajudam muito", disse - Foto: PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Saúde

A maioria das pessoas relaciona a fisioterapia a atendimentos em clínicas e ambulatórios, geralmente para problemas da ortopedia. O que poucos sabem é que os fisioterapeutas têm uma atuação ampla e fundamental em todos os setores do Hospital Municipal. 

No Hospital Municipal, o objetivo da equipe de fisioterapia é garantir que os pacientes possam voltar à vida que tinham antes da internação ou o mais próximo possível desse estágio através da reabilitação de adultos e crianças.

“O fisioterapeuta hospitalar é essencial para os tratamentos. Esse profissional promove uma recuperação mais rápida do paciente durante a internação e melhora a qualidade de vida no pós-alta”, afirmou Daniela Merkle, gerente de Reabilitação do HM.

O Hospital Municipal conta com uma das maiores equipes de fisioterapeutas da região, com 55 profissionais, todos pós-graduados em fisioterapia hospitalar. “É um time de especialistas apaixonados pelo que fazem”, disse Daniela.

Quem ganha são os pacientes. Em maio foram 15.200 procedimentos realizados pela equipe e mais de 700 pacientes atendidos. 

Os benefícios são muitos --fisioterapia respiratória, que pode evitar que o paciente seja entubado, fisioterapia motora para prevenir longos períodos de imobilidade no leito, ganho de força e equilíbrio e treinamento muscular para que ele recupere os movimentos e volte a andar, por exemplo.

Estímulo

Foi o caso de Raquel Mello, que chegou ao hospital sem nenhum movimento corporal. Ao longo de 70 dias de internação no HM, ela passou por várias etapas do tratamento até se recuperar e ter alta.

Raquel voltou a andar. Desde quando começou a dar os primeiros passos foi estimulada a fazer passeios curtos pelo jardim do hospital com os profissionais. Em um deles, ela recebeu a visita da filha Quézia, de 4 anos. Foi um dia especial para as duas.

Pacientes que seguem a rotina de tratamento sabem que ela é fundamental. “Se não fosse a fisioterapia, seria tudo muito mais difícil”, afirmou Agostinho Oliva, internado há um mês.

Para ele, além de ajudar com os movimentos, o carinho da equipe e da família são estímulos para vencer as dificuldades. “As fisioterapeutas me ajudam muito. Até me levaram para um passeio de cadeira de rodas na área externa do hospital. Foi emocionante ver o dia”, disse.

“Temos pacientes que dependem totalmente da fisioterapia. Nosso trabalho estabelece um contato físico com eles e vai além dos exercícios, com estímulos para que se recuperem. Essa é a nossa prioridade”, disse Daniela.

O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).







MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×