Evento conscientiza sobre a violência contra a pessoa idosa
15/06/2023 17:12
Evento Junho Violeta na Casa do Idoso Centro
Ação reuniu 350 idosos em diversas atividades - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A campanha Junho Violeta, mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, realizou nesta quinta-feira (15) evento para alertar e combater atos de violência contra os idosos. A data é a mais simbólica para a campanha, pois representa o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. 

A ação aconteceu na Casa do Idoso Centro, com a presença de 350 idosos oriundos de todas as quatro Casas.

As atividades incluíram apresentações e rodas de conversa que abordaram os diferentes tipos de violência, a rede de proteção social do município, e a importância do respeito e do acolhimento. Os idosos também participaram de exercícios, como aula de ritmos e circuito de prevenção de quedas.  

A Janicreide Vicente Rodrigues da Silva, 61 anos, é frequentadora a Casa do Idoso Leste e aprovou a iniciativa da Prefeitura: "O evento foi maravilhoso e muito esclarecedor! Precisamos conscientizar todos ao nosso redor para que sejamos sempre bem tratados, acolhidos e amados, porque é isso que nós merecemos."


Janicreide, frequentadora da Casa do Idoso Leste | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Já Ocimar Ribeiro dos Santos, 64 anos, frequenta a Casa do Idoso Centro e destaca a importância deste espaço em sua vida. "É muito chato quando as pessoas pensam que o idoso não tem mais energia e só fica em casa. Aqui na Casa do Idoso, a gente se sente valorizado e respeitado todos os dias, pois eles nos movimentam com diferentes atividades ao longo do ano."


Ocimar dos Santos, frequentador da Casa do Idoso Centro | Foto: Adenir Britto/PMSJC

O objetivo da campanha é alertar e conscientizar sobre atos de violência contra os idosos. Desde o início do mês, a Prefeitura está realizando diversas ações de sensibilização, em várias regiões da cidade, para conter, diminuir e amenizar estes episódios. Em casos de violência, a população pode denunciar através dos telefones 100 ou 156.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×