Teste do Pezinho atinge média de 500 bebês por mês no HM
Atualizado em 07/06/2023 - 08:30
teste do pezinho
Bebê passa pelo Teste do Pezinho no Hospital Municipal; amostra de sangue é depositada em um formulário específico - Foto: PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Saúde

Obter a detecção precoce de doenças logo após o nascimento faz toda a diferença na saúde e desenvolvimento de uma criança. A garantia para isso é o Teste do Pezinho

Em São José dos Campos, todos os bebês que nascem no Hospital Municipal são submetidos ao Teste do Pezinho. A maternidade do HM é a maior da região e a que mais faz esse tipo de teste. A média é de 500 crianças por mês.

Os testes atuais com cobertura pelo SUS conseguem detectar 6 tipos de doenças em recém-nascidos. A coleta de sangue do pé do bebê é feita 48 horas depois da primeira mamada.

Dessa forma, o procedimento garante a identificação de possíveis doenças graves, como hipotiroidismo, por exemplo, permitindo o início rápido do tratamento para minimizar efeitos que podem atrasar o desenvolvimento físico e intelectual na criança.

Nesta terça-feira (6), é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, que é feito há 30 anos no Brasil.

“É muito importante que os bebês façam o teste para que possam ser tratadas doenças graves que podem evoluir para neuropatias que vão prejudicar a criança”, afirmou a enfermeira Fernanda Cruz, responsável pela Unidade Neonatal do HM e pelo Teste do Pezinho.

No Hospital Municipal, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), o Teste do Pezinho é duplamente checado para garantir que não haverá erro.

São 6 amostras de sangue do pé do bebê, colocadas em um formulário próprio, secadas e enviadas para São Paulo ao Instituto Jô Clemente, laboratório encarregado da análise no Estado.

O resultado demora 30 dias para ficar pronto, período em que o bebê faz sua consulta em uma unidade de saúde quando o médico pode acessar o sistema SUS para ver o resultado. A mãe também pode acessar o laudo por meio de QR Code no tíquete de comprovação do teste.

“Mães que têm filhos em casa ou fora de um hospital, devem procurar uma unidade de saúde com o bebê 48 horas após a primeira mamada e até 5 dias no máximo, para que o teste seja feito”, disse Fernanda.




GALERIA DE FOTOS

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×