Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania
Colaborou a estagiária Sara Borato
Um grupo de 12 pessoas da Comissão Internacional Espacial do Space Studies Program 23 esteve no Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), da Prefeitura de São José dos Campos, na tarde desta quarta-feira (19), para conhecer os ambientes e projetos inovadores da Educação Empreendedora da rede de ensino municipal.
A atividade faz parte do desenvolvimento de um dos quatro projetos de equipe que serão realizados durante a edição do evento internacional, que acontece na cidade até 25 agosto.
No local, a equipe de estudantes foi recebida pelo professor Milton Diogo, do Cedemp, que apresentou atividades e projetos desenvolvidos na rede de ensino municipal com foco na inovação, metodologia STEAM, cultura maker e competências e habilidades. Em seguida, os visitantes puderam conhecer melhor cada projeto e a equipe do Cedemp, que atua nas escolas coordenando ações com mais de 47 mil alunos.
Para Inaldo Capistrano Costa, professor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e membro do grupo de estudos do SSP, a programação do evento tem superado as expectativas.
“Acho excelente essa aproximação do ITA, INPE e a Prefeitura. Com as atividades e visitas, nós conhecemos espaços que a cidade oferece, como o Cedemp, o Museu Interativo de Ciências e outros, e fazemos contatos internacionais que são ótimos. Todo esse conhecimento e aproximação são ricos e vão ficar marcados”, afirmou.
“Aprender sobre o Cedemp foi verdadeiramente inspirador e motivador. Ver o poder da Educação STEAM me inspira a continuar sonhando e apoiar crianças a aprender em um ambiente livre para ajudar a realizar sonhos individuais e a criar um futuro mais socialmente consciente e equitativo”, comentou a participante Harriet Hurlet.
“Nossa visita ao Cedemp superou nossas expectativas. Esta é uma equipe incrível de professores apaixonados que estão criando mudanças comportamentais duradouras para jovens cidadãos na região de São José dos Campos. Sonhar grande é apenas o começo de suas trajetórias de vida, graças à excelente variedade de programas tecnológicos e socialmente conscientes”, destacou Niam Shaw.
São José + Empreendedora
A Educação Empreendedora faz parte do currículo e das ações na rede municipal e tem sido ampliada neste ano. A parceria com o Sebrae no programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) será estendida para mais de 38 mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o que representa um crescimento de 61% em relação ao ano passado.
Os professores passarão por formações presenciais e online sobre a temática empreendedora, assim como as famílias dos estudantes que têm acesso a cursos online por meio do programa Família Empreendedora.
Na Educação Infantil, a Pedagogia Empreendedora dos Sonhos irá envolver mais de sete mil crianças do Pré 2.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.