Cláudio Souza
Secretaria de Saúde
São José dos Campos novamente mostrou relevância no cenário nacional e fez bonito no 37º Congresso do Conasems (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde), realizado em Goiânia (GO) nesta semana.
Nesta terça-feira (18), a saúde pública do município foi premiada na 18ª Mostra Brasil, Aqui Tem SUS com o trabalho científico "Intersetorialidade e Nutrição: Saúde e Sustentablidade - Construção de Cidade Saudável em São José dos Campos".
Representantes da Prefeitura de São José dos Campos que atuam na Secretaria de Saúde receberam medalha e certificado por ações como as já tradicionais rodas de conversa de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais).
O projeto joseense foi incluído entre os 73 premiados pelo júri técnico do congresso dentre as 536 experiências exitosas selecionadas para a mostra nacional. No total, 5.280 trabalhos de todo o país foram inscritos.
"O reconhecimento pelo Conasems das boas práticas de promoção da alimentação saudável, desenvolvidas em São José, celebram 17 anos de parceria entre as Secretarias de Saúde e de Urbanismo e Sustentabilidade na construção de uma cidade saudável, baseada em políticas públicas de promoção da saúde e de segurança alimentar e nutricional sustentáveis", disse a coordenadora do Núcleo de Nutrição da Secretaria de Saúde de São José, Elizabeth Maria Bismarck Nasr.
Reconhecimento. Beth e a medalha. Foto: PMSJC
Alimentação saudável
Dentre as ações selecionadas para o trabalho premiado, encontram-se o projeto de hortas comunitárias nas UBSs (Unidade Básicas de Saúde) Resolve, as rodas de conversa de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e os pomares nativos.
O objetivo destas iniciativas é promover mudanças de hábitos alimentares na população joseense, por meio do cultivo de alimentos de forma orgânica e sustentável, estimulando o resgate de PANCs e frutas nativas dos biomas do cerrado e Mata Atlântica, de ocorrência em nosso território.
Ampliar o acesso à alimentação saudável consiste numa das principais estratégias de prevenção e tratamento de doenças e agravos não transmissíveis de origem nutricional.
Horta Modelo
As rodas de conversa de PANCs, abertas ao público e com entrada gratuita, são realizadas uma vez ao mês na Casa do Café, no Parque da Cidade (avenida Olivo Gomes, 100, em Santana, na região norte). A próxima será no dia 4 de agosto, a partir das 9h.
Cada encontro aborda plantas diferentes, apresentando seu valor nutricional, modo de consumo e cultivo e degustação.
Os participantes do evento ainda visitam a Horta Modelo e recebem muda da PANCs discutida no mês, o que amplia o acesso ao consumo destas plantas.
PANCs
As PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) representam um grupo de hortaliças rústicas que se desenvolvem bem em pequenos espaços, sem necessidade do uso de agrotóxicos.
Seu consumo habitual era dentro das organizações familiares, mas acabou se perdendo com a modernização da indústria e agricultura.
Deste modo, o resgate do consumo dessas hortaliças valoriza a cultura e conhecimento regionais, permite o acesso a alimentos orgânicos de baixo custo e alto valor nutricional e promove uma alimentação saudável.
A atividade é desenvolvida através de parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.
Mais informações e receitas no folder, na cartilha e na playlist de vídeos.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.