José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico
Em mais uma rodada de eventos gratuitos aberto à participação do público, o SSP23 (Space Studies Program) realiza na quarta (19) e quinta-feira (20) palestras com integrantes da Nasa, a agência espacial norte-americana. Vão participar dos eventos o engenheiro John Connolly e o médico Jonathan Clark, especialista em medicina espacial.
Ambas as palestras serão realizadas a partir das 20h30, no Cefe (Centro de Formação do Educador), que fica na Avenida Olivo Gomes, 250, Santana (Parque da Cidade). As vagas são limitadas, e as reservas devem ser feitas exclusivamente pela Central 156 (telefone, site ou aplicativo).
Também haverá transmissão ao vivo pelos canais da TV Câmara e do Inpe no Youtube. As palestras serão em inglês.
Na quarta-feira, Conolly e Clark falarão conjuntamente sobre o tema O Lado Humano da Missão Columbia.
Na quinta-feira, data em que se comemora o 54° aniversário da chegada do homem à Lua, Conolly abordará o tema Da Apollo à Artemis – O Retorno da Humanidade.
Connolly
Connolly, um dos líderes da missão lunar Artemis / Foto: Divulgação
John Connolly é um dos principais cientistas da Nasa, chefe de sistemas de superfície lunar do Johnson Space Center, em Houston. É um dos líderes da missão denominada Artemis, programa que pode ter até 40 voos entre a Terra e o satélite natural.
Em atribuições anteriores da Nasa, Connolly atuou como cientista chefe de exploração no QG da Nasa, como chefe de planejamento da missão humana em Marte e líder da equipe de sistemas de superfície lunar.
Ele é formado em engenharia pela Penn State University e pela University of Colorado. Como veterano de 36 anos dos esforços de exploração da Nasa, Connolly dedicou a carreira à criação de futuros sistemas, que levarão as tripulações de volta à Lua e as transportarão para Marte e além.
Clark
Clark é especialista em medicina espacial da Nasa / Foto: Divulgação
Jonathan Clark é professor assistente de neurologia e medicina espacial no Baylor College of Medicine e ensina medicina espacial operacional na instituição.
Também atua como conselheiro de medicina espacial para o Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica Espacial no Baylor College of Medicine.
Trabalhou na Nasa como cirurgião de tripulação de ônibus espacial em seis missões e foi chefe do ramo de operações médicas e examinador de aviação sênior da agência americana.
Ele serviu 26 anos na Marinha dos Estados Unidos, onde se qualificou como oficial e cirurgião de voo naval, entre outras funções.
Sobre o SSP23
Organizado pela ISU (International Space University), o SSP é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor.
É um programa intensivo em todas as áreas de conhecimento do espaço com duração de 9 semanas e 1.000 horas de conteúdo acadêmico.
Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, esta será a 35ª edição do SSP e a primeira vez que terá o Brasil como sede.
Durante o evento, deverão circular por São José dos Campos cerca de 500 pessoas de 30 países diferentes, entre cientistas, astronautas, pesquisadores e executivos de empresas e agências ligadas ao setor espacial.
O Inpe e o ITA submeteram, em conjunto com a Prefeitura de São José, a proposta para sediar o SSP 2023.
O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da Força Aérea Brasileira.
Patrocinam o evento a Embraer, Visiona e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.