José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico
Cerca de 200 pessoas acompanharam no MIC (Museu Interativo de Ciências), em São José dos Campos, a competição de robótica espacial promovida na sexta-feira (14) pelo SSP23 (Space Studies Program).
Além de seis equipes formadas por estudantes do programa, o Instituto Alpha Lumen foi representado na competição com um grupo de alunos, ficando com a segunda colocação.
Um dos estudantes, Miguel de Castro Martinez, de 16 anos, disse que a tecnologia empregada à robótica é a grande paixão dele. “Está sendo muito legal conhecer um monte de gente diferente, de outras nacionalidades, trabalhar em equipe. Poder competir com eles é uma grande experiência.
Como instrutor do evento, Miguel e os competidores puderam contar com a orientação de um dos maiores especialistas em robótica espacial do mundo: Kasuya Yoshida, professor do laboratório de robótica espacial da Universidade de Tohoku, no Japão.
“Para explorar lugares desafiadores, como a Lua ou Marte, precisamos da robótica", afirmou Yoshida. Então, é muito importante que os alunos tenham essa experiência, pois é como uma simulação de exploração espacial."
A italiana Elena Ancona, participante do SSP, também ressaltou a troca de experiências durante o evento. "É legal termos esse contato com os alunos aqui do Brasil, pois nós podemos mostrar para eles que o nosso trabalho também é divertido", disse. "Você não precisa parar de se divertir ao ficar mais velho, e isso pode inspirá-los."
O calendário de eventos abertos ao público do SSP previa a presença do astronauta Jeff Hoffman neste sábado (15), no Parque Vicentina Aranha. No entanto, por problemas particulares, ele não virá mais ao Brasil.
Vídeo
SSP23
Organizado pela ISU (International Space University), o SSP é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo treinamento do setor. É um programa intensivo em todas as áreas de conhecimento do espaço, com duração de 9 semanas e 1.000 horas de conteúdo acadêmico.
Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, esta será a 35ª edição do SSP e a primeira vez que terá o Brasil como sede. Durante o evento, deverão circular por São José dos Campos cerca de 500 pessoas vindas de 30 países diferentes, entre cientistas, astronautas, pesquisadores e executivos de empresas e agências ligadas ao setor espacial.
O Inpe e o ITA submeteram, em conjunto com a Prefeitura, a proposta para sediar o SSP 2023.
O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da AEB (Agência Espacial Brasileira), do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da Força Aérea Brasileira.
Patrocinam o evento a Embraer, Visiona e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.