Evento debate traumas ligados ao uso de álcool em jovens
26/01/2023 15:13
lucy party
Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) é um dos participantes do evento cujo objetivo é alertar jovens sobre risco de traumas - Foto: PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Saúde

O Programa Party, de prevenção de traumas relacionados ao uso de álcool e direção por jovens, volta a ter edição presencial em São José dos Campos na próxima segunda-feira (30).

Realizado em mais de 7 países, o programa é uma iniciativa conjunta do Hospital Municipal, Centro de Reabilitação Lucy Montoro, secretarias municipais de Saúde e Mobilidade Urbana, Samu, Corpo do Bombeiros e Polícia Rodoviária.

O objetivo é alertar especialmente os jovens por meio de palestras, vídeos e experiências de quem sofreu trauma com sequelas graves em consequência de ocorrências de trânsito envolvendo o consumo de álcool e desrespeitos às leis de trânsito. 

Em mais de 30 edições, cerca de 1.800 jovens entre 16 e 23 anos de escolas, universidades, soldados e recrutas da Aeronáutica já participaram do Party em São José. 

Calouros

A primeira edição de 2023 será no auditório do Centro Lucy Montoro, a partir das 12h30, para 60 calouros da Faculdade de Ciências Médicas Humanitas, de São José. Eles também vão conhecer o Hospital Municipal.

“A proposta é conscientizar cada vez mais os jovens para que façam escolhas pela vida. Para cada 20 pessoas envolvidas em ocorrência de trânsito, 1 morre e 6 ficam com sequelas irreversíveis, a maioria jovens”, disse a enfermeira Nelsina Benedita do Carmo, do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, coordenadora do Programa Party em São José. 

São José é a primeira cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba a integrar o Party Brasil, coordenado pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado do Traumatizado.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×