‘Cidade da Educação’ amplia oportunidades em São José
01/01/2023 09:14
Escola 5.0 - Emefei Profª Luiza Guratti no bairro Setville. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 06-07-2022
Mais de 74 mil alunos são atendidos em 164 escolas municipais, da Educação Infantil até a EJA; projetos desenvolvidos contam com trabalho de mais de 6.000 profissionais - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

No início de 2022, a Cidade da Educação abriu suas portas para funcionários e parceiros, possibilitando projetos que impactam mais de 74 mil vidas, de alunos do Infantil até o Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), marcando o início de um novo tempo para a rede municipal de ensino de São José dos Campos.

Mais de 6.000 profissionais da Educação e parceiros trabalham diariamente, buscando qualidade, equidade e inovação em política pública de qualidade que transforma histórias de vida. 

A Educação é prioridade em São José, que investiu em 2022 mais de R$1 bilhão em novas escolas, obras de modernização, pintura, ampliação, ferramentas tecnológicas, projetos inovadores e ampliação de atendimento, entre outras iniciativas. 

Contratação e formação

Mais de 600 professores foram efetivados ao longo de 2022, passando pela Escola de Formação do Educador, que também realizou a formação de mais de 2.650 professores em nível de especialização, além da capacitação de 650 agentes educadores.

Também foram entregues mais de 15 mil livros para a Biblioteca do Professor, entre outras ações. 

Educação Infantil e Fundamental

A transformação acontece em todas as áreas de atendimento, desde a merenda servida, sendo mais de 6,3 milhões de refeições. A fila de espera por creche foi zerada e as crianças são estimuladas a sonhar, desde pequenas, por meio da Educação Empreendedora. 

A infância tem total atenção no município, com investimentos, novas escolas infantis e projetos com foco na Alfabetização dos pequenos do Pré 2. O programa Recupera é realidade nas escolas com ações pedagógicas intensificadas para minimizar o impacto da pandemia da covid na aprendizagem dos alunos, com professores contratados para reforço, plantões aos sábados, simulados e mais de 18 mil kits de jogos pedagógicos distribuídos. 

Educação Integral, inclusão e tecnologia

O programa educação 5.0 consolidou a cultura digital com foco nas habilidades e competências socioemocionais dos estudantes, com ferramentas tecnológicas como a Plei (Plataforma de Educação Integral) para os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, fornecendo espaços modernos, dinâmicos e colaborativos, com as salas: Google, Robótica, Maker e, ainda, a certificação das escolas 5.0. 

As escolas municipais ampliaram as oportunidades com a Educação Integral para mais de 12 mil alunos, que agora têm oficinas de robótica e tecnologia, balé, jazz, circo, badminton, vôlei, basquete, futsal, judô e projetos integradores, entre outras.

A ampliação das atividades no contraturno escolar é uma das metas do Plano de Gestão 2021-2024 e foi possível ser implementadas graças à parceria com entidades. 

A Cidade Inteligente acolhe a todos e trabalha pela inclusão. Na Educação Especial Inclusiva, foram investidos mais de R$3 milhões em recursos tecnológicos, com óculos e bengalas inteligentes para alunos com cegueira ou baixa visão, além de mesas interativas, materiais pedagógicos específicos e a contratação de mais de 1.500 Profissionais de Apoio para as escolas. 

Novidades em 2023

Os investimentos continuarão em 2023 com novidades, como mais escolas certificadas como 5.0 e materiais novos de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e matemática, além de aulas de inglês para os anos iniciais.

Também está prevista a municipalização de 17 escolas estaduais, com mais 8.000 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×